Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Saber Amar

Existe outra razão para amar senão amar?

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira...” (João 3.16). E por essa razão: “Nós O amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro” (1 João 4.19).

Amar como ama o Amor não é preciso razão para amar senão amar.

Assim como diz o poema:

Amo como ama o amor.
Não conheço outra razão para amar senão amar.
Que queres que te diga, além de que te amo,
Se o que quero dizer-te é que te amo?
– Fernando Pessoa.

Melhor do que presentes matérias, mesmo que aprendamos a não ser consumistas, são os presentes doados pelo ser.

Pois esses são presentes que contam uma história, uma história de vida, dos momentos tristes, dos mais felizes, que falam das dificuldades, mas também dos sonhos e esperanças.


Quando se ama apenas por amar, assim como ama o Amor, não há traça, não há ferrugem, pois:

O verdadeiro amor nunca se desgasta.
Quanto mais se dá mais se tem.
- Saint Exupèry.

O amor é livre, e por livre ser, deixa livre ser com a convicção de que:

Todas as formas de se controlar alguém
Só trazem um amor vazio
Saber amar
É saber deixar alguém te amar
- Herbert Vianna. 

Portanto: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor” (1 João 4.7,8).