Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Jesus ou Barrabás?

Quase todo mundo conhece o relato de Pilatos planejando libertar Jesus antes da crucificação.

Observe que Pilatos mesmo não O conhecendo, nota em Jesus pureza e honestidade. Ele se admira com a atitude de Jesus. Sabe que Jesus é inocente. Mas, como não era costume do Governo Romano interferir ativamente nas questões religiosas de suas colônias. Planejou com o intuito de libertar Jesus, um plebiscito, isto é, votações. Pois as informações que chegavam a Pilatos eram que Jesus era adorado pelo povo. Então Pilatos colocou a vida de Jesus nas mãos de seu povo, os Judeus.

Entretanto a liderança religiosa, por inveja, manipularam a população e condenaram Jesus à cruz.


Eu quero lhe fazer uma pergunta, quando sua fé é colocada a prova, qual tem sido a sua escolha? Barrabás ou Jesus?

Optar por Barrabás é optar pelo pecado. Pois Barrabás representa a a proposta de troca de valores.

Em um país como o Brasil, se colocássemos em votação, por exemplo, a “padroeira do Brasil” e Jesus Cristo para que se escolha em plebiscito, qual seria a sua escolha?

Qual seria a escolha do povo brasileiro: Barrabás ou Jesus?
  

Mensagem pregada na Congregação em São Cristovão, da 3ª Igreja Presbiteriana, em 03 de novembro de 1999. Texto de Mateus 27:15-25.