Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Compromisso Com Cristo

No ano de 2001 eu preguei na congregação da igreja onde eu era membro. Na ocasião eu baseei minha mensagem no texto de Lucas 11. 23: "Quem não é comigo, é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha."

Lembro-me de escrever a palavra “COMPROMISSO”. E depois dividi-la como se segue:

A palavra compromisso significa:

Com   = Junto
Pro     = A favor
Misso = Missão

A partir daí comecei minha exposição do texto:


Jesus está mostrando que: Juntar é diferente de Espalhar. Que a expressão “Por mim” (por Ele) é diferente de “Contra mim” (Contra Ele).

Está mostrando também que: Céu é diferente de Inferno.

E por isso concluímos que Jesus está dizendo que o homem precisa fazer uma escolha.

Certa vez Jesus chorou por Jerusalém, Ele disse: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!" (Mateus 23:37).

Hoje Ele está chorando o mesmo choro! E qual vai ser a sua escolha?
  

Mensagem pregada na Congregação Presbiteriana em Santa Isabel, no dia 28/04/2001. Baseada no texto de Lucas 11. 23.