Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

A Queda do Homem – Antropologia – Parte 2 – E.T.

Mais do que um mero infortúnio, a queda corrompeu a natureza espiritual da raça humana. Pois tendo sido dado o primeiro passo, segue-se rapidamente em crescimento que levará ao plano da iniquidade.

Deus podia ter evitado o pecado? Sim podia. Mas Ele preferiu permiti-lo, por motivos que nos são desconhecidos. Mas uma coisa deve ficar bem clara para nós, o amor de Deus é mais evidente na redenção, do que o seria se não houvesse o pecado.


Toda a humanidade herdou uma natureza pecaminosa, e essa natureza é pecado em si mesma. Portanto todo o gênero humano está em um estado de pecado e miséria.

Adão pecou, isto é, desobedeceu a uma ordem de Deus, e tendo desobedecido corrompeu a sua natureza. Ao fazer isso Adão transmitiu a sua posteridade uma propensão para o mal. E essa propensão cresce com rapidez, pois veja, o primeiro homem que nasceu nesse mundo assassinou ao segundo, e a degeneração da raça marchou ao ponto de ter culminado na destruição do dilúvio.


O efeito da queda trouxe degeneração e morte: “Todo o gênero humano por sua queda perdeu comunhão com Deus, está debaixo da sua ira e maldição, e assim sujeito a todas as misérias nesta vida, à morte e às penas do inferno para sempre” (Resposta á pergunta 19 do Catecismo). 

“O que é nascido da carne é carne” (João 3. 6). A raça humana perdeu-se na queda.


Leia também: