Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Vozes Que Imobilizam

Sonhos... Quem não os tem? Mas entre realizar ou não, está a diferença.

Pode ser que ao pensar em seus sonhos você ouça em sua mente aquelas palavras de deboche e zombaria, provocadas por lembranças de temores ou fracassos do passado.

Frases como essas: “Você é jovem demais”, ou “Velho demais”, “Isso nunca vai dar certo”, ou ainda “Isso nunca foi feito desse jeito”.

Lembrar erros ou dúvidas do passado muitas vezes serve apenas para nos imobilizar. Mas isso somente se continuarmos a dar créditos a essas freses. Pois o que importa não é o que falaram para você, e sim, o que você vai fazer com o que disseram para você.

O apostolo Paulo escreve aos crentes de Filipos: “Com a força que Deus me dá, posso fazer todas as coisas” (Filipenses 4. 13).


Ele ensina com isso que não devemos deixar nossas mentes presas em nossas limitações e desvantagens. Paulo ensina que a mente deve estar voltada para “... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama...” (Filipenses 4. 8), ou seja, ao que é digno de louvor.

Deus deseja usar pessoas como você e eu. Pessoas fracas? Sim. Pessoas que estão propensas ao erro? Certamente. Pessoas perfeitas? Jamais.

O mais maravilhoso disso tudo é que apesar de tudo que há de errado conosco, Deus derrama o seu amor e nos oferece forças para que possamos prosseguir em nossos sonhos.

O que Deus tem para nós é maior do que as expectativas dos outros. É maior também que os nossos erros do passado, e maior do que nossas limitações. 

Creia nisso, e peça a Deus para lhe dar forças para que Ele realize o Seu propósito em sua vida. 


Por isso eu peço que você faça a seguinte oração: Senhor, não deixe nunca que eu seja o maior obstáculo à realização do Teu milagre em minha vida.