Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Vozes Que Imobilizam

Sonhos... Quem não os tem? Mas entre realizar ou não, está a diferença.

Pode ser que ao pensar em seus sonhos você ouça em sua mente aquelas palavras de deboche e zombaria, provocadas por lembranças de temores ou fracassos do passado.

Frases como essas: “Você é jovem demais”, ou “Velho demais”, “Isso nunca vai dar certo”, ou ainda “Isso nunca foi feito desse jeito”.

Lembrar erros ou dúvidas do passado muitas vezes serve apenas para nos imobilizar. Mas isso somente se continuarmos a dar créditos a essas freses. Pois o que importa não é o que falaram para você, e sim, o que você vai fazer com o que disseram para você.

O apostolo Paulo escreve aos crentes de Filipos: “Com a força que Deus me dá, posso fazer todas as coisas” (Filipenses 4. 13).


Ele ensina com isso que não devemos deixar nossas mentes presas em nossas limitações e desvantagens. Paulo ensina que a mente deve estar voltada para “... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama...” (Filipenses 4. 8), ou seja, ao que é digno de louvor.

Deus deseja usar pessoas como você e eu. Pessoas fracas? Sim. Pessoas que estão propensas ao erro? Certamente. Pessoas perfeitas? Jamais.

O mais maravilhoso disso tudo é que apesar de tudo que há de errado conosco, Deus derrama o seu amor e nos oferece forças para que possamos prosseguir em nossos sonhos.

O que Deus tem para nós é maior do que as expectativas dos outros. É maior também que os nossos erros do passado, e maior do que nossas limitações. 

Creia nisso, e peça a Deus para lhe dar forças para que Ele realize o Seu propósito em sua vida. 


Por isso eu peço que você faça a seguinte oração: Senhor, não deixe nunca que eu seja o maior obstáculo à realização do Teu milagre em minha vida.