Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

O Poema de Deus

Muitas pessoas gostam de arte. E ela pode ser expressa de muitas maneiras, como em versos e canções, literatura, pintura e dança. Esses são apenas alguns exemplos de como podemos expressar nossa arte.

A arte escrita pode ganhar sua expressão através de uma música ou através de um poema. Um poema é uma composição em versos, é algo que sugere ou evoca poema pela beleza, pela sensibilidade. E muitos tiram sua inspiração da natureza.

A Igreja do Senhor é comparada à menina dos olhos de Deus: “Pelo seu poder, o Senhor Todo-Poderoso me mandou entregar a seguinte mensagem às nações que tinham levado embora toda a riqueza do seu povo: — Quem toca no meu povo toca na menina dos meus olhos” (Zacarias 2. 8).

Na verdade nos somos o poema de Deus. Após o Senhor criar todas as coisas Ele olhou tudo e aprovou. A Bíblia diz: “E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom” (Gênesis 1. 31).

Deus expressou sua arte na criação.


Paulo, o apóstolo escreveu aos colossenses: “Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias” (Colossenses 1. 16). E aos romanos Paulo escreveu: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Romanos 1. 20). E aos efésios Paulo escreveu que "somos criados", em Cristo para as Obras que Deus preparou para andarmos nelas (Efésios 2. 10).

Essa expressão: “coisas que foram criadas”, vêm de uma palavra grega. O termo, no original grego, para "coisas criadas" é ποιημασιν (poiemasin). E também, no grego, o termo "somos criados" é ποιημα (poiema), “poema”, ou seja, aquilo que foi feito, uma obra.

Somos, portanto uma obra de arte, um poema de Deus.

Quero lhe perguntar duas coisas: Que tipo de letra estão fazendo com a música da sua vida? “Que livro estão escrevendo com a história de sua vida?

Mahatma Gandhi tem uma frase que diz: “A arte da vida consiste em fazer da sua vida uma obra de arte”.

Eu quero fazer da minha vida uma obra de arte, para que meu Criador e Senhor possa contemplar e gostar do que vê. Assim como disse o salmista: Sorria para mim, seu servo; ensina-me a forma correta de viver” - (Salmos 119-135, Msg).


Leia também: