Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Por Quem Devo Orar Hoje?

Quantas possibilidades nós temos hoje de fazer a vontade de Deus, mesmo sem sair de casa. São inúmeras as possibilidades.

Sãos as redes sociais, são as imagens da TV, no cinema, nos smartphones... Enfim são muitas as possibilidades.

Por exemplo, você já considerou a simples prática de elevar a Deus o seu ator favorito, a sua atriz favorita, o seu jogador favorito? Pode parecer absurdo para muitos, mas é um modo maravilhoso de estender nosso amor para além das fronteiras de nossa família e amigos.

Através dos noticiários ficamos sabendo de pessoas sofrendo em países distantes do nosso por causa de um terremoto, de famílias tendo a casa destruída por causa de um furacão, ou de pessoas que sofrem de alguma doença devastadora.


É comum orarmos por nossos familiares e por nossos amigos mais íntimos. Mas podemos alcançar alguém que não conhecemos do outro lado do mundo. A oração feita com amor e fé, pelo outro, em amor pelo outro, diante de Deus é poderosa: “E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados,... A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tiago 5. 15, 16).

São pessoas que poderemos nunca conhecer pessoalmente, pessoas que nos são totalmente desconhecidas, mas que podem ser recebedoras de nossas orações e preocupações.

Através da TV, dos jornais, das revistas e das redes sociais podemos tomar conhecimentos de suas necessidades especiais, e assim colocarmos em prática aquilo que Tiago aconselha aos crentes: “... Orais uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica dos justos (Tiago 5. 16). 

Talvez nunca cheguemos a testemunhar os resultados dessas orações, mas podemos ter fé que o nosso Senhor as responderá. Precisamos somente pedir a Deus que ajude-nos a ver além de nossos desejos egoístas. E que fomente em nós a preocupação com aqueles que estão ao redor do mundo.