Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Acerca do Casamento

Em média o custo de um casamento hoje no Brasil fica em R$ 41.595,00, isso sem contar a lua de mel. Portanto é bom saber o que você está fazendo.

É bom levar em consideração que todo casamento evolui com o tempo. E que todo casamento é único.

É obvio que a maioria das pessoas segue por um enredo moldado pelas exigências que vão se tornando necessárias ao longo do tempo, e muito mais ainda pelas exigências do nosso século.

O trajeto de um relacionamento conjugal pode ser prazeroso e cheio de surpresas, cheio de revelações e cheio de relacionamentos bem diferentes no mesmo casamento.

Nesse trajetória encontraremos, desde o brilho intenso nos olhos na fase da lua de mel ao choque súbito com o dia-a-dia na rebelde “crise dos sete anos” e os ajustes dramáticos em decorrência de uma doença grave ou crise financeira.

Na verdade as mudanças nunca param de acontecer.


Algumas fases chegam com estrondo. Ter filhos, por exemplo, vira o seu mundo por avesso – desde o momento em que nasce o primeiro. Outras chegam como um sussurro, como a fase de “a lua de mel acabou”: você percebe que está cada vez mais crítico em relação a sua parceira à medida que a paixão vai se desvanecendo e as necessidades, os desejos e as preocupações mais profundas vão ressurgindo. Esse período de esfriamento pode durar apenas alguns meses ou persistir durante vinte anos. Poderão reviver uma fase antiga caso novas fontes de estresse os lancem de volta a antigos meios de se relacionar.

Compreender a missão, os pontos fortes e o esforço envolvido em cada fase pode nos proporcionar uma espécie de guia para nos orientar em tempos difíceis – algo que hoje os casais necessitam mais do que nunca.

Em cada estágio, aquilo que cada cônjuge precisa para se sentir feliz, seguro e satisfeito pode mudar a qualquer momento. Por isso, observar, aprender e saber o que fazer e o que não fazer, ajudará a conhecer quais são as necessidades de seu cônjuge.

Ver seu casamento como uma jornada incrível ajudará você a perceber o que há de bom em seu par, no relacionamento e em si próprio nos momentos mais difíceis. Esse insight alivia o sentimento de culpa, embala as esperanças e oferece liberdade para deixar de lado as batalhas e curtir a parte mais importante do seu relacionamento: vocês dois. 

"Deixará, portanto o homem seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e serão ambos uma só carne" (Gênesis) 2. 24.