Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Retrospectiva do Blog – Parte 1


Em 2011 senti um grande desejo de escrever. Creio que Deus colocou no meu coração várias mensagens que foram transmitidas ali naquele ano, como sei que o mesmo tem acontecido até hoje.

Até 2011, eu não me importava com as redes sociais. Meu filho Lucas me pedia sempre para eu fazer um Orkut, que na época era o que mais se usava. Mas eu não queria isso.

Naquela ocasião trabalhávamos com um grupo de adolescentes, o Projeto C.A.D.E.S., onde evangelizávamos aqueles jovens. Alguns deles tinham o Orkut e até mesmo o pastor da igreja o tinha. E me falou que seria bom eu ter um para me comunicar com os adolescentes. Mas isso não era algo que fazia parte do que eu queria.

Vídeo realizado no primeiro ano do Blog.

Como eu disse meu filho sempre me pedia para fazer um também. Ele, seu irmão e minha esposa tinham os seus. Mas eu não tinha vontade de ficar frente ao micro fazendo postagens ou conversando com outras pessoas. Até que um dia eu disse para ele que queria algo onde eu pudesse escrever meus pensamentos, como se fosse uma carta ou um livro.

Foi quando eu tomei conhecimento dos blogs. Meu filho me mostrou alguns e eu me interessei. Ele me ajudou a fazer um para mim, sentou-se comigo e foi me instruindo em como montar um. Graças a Deus por isso. Pois hoje estamos aqui com este blog que tem abençoado a vida de muitas pessoas.