Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Aprendendo a Olhar Para o Alto

Em muitas ocasiões andamos no vale da vida. Ali é um lugar onde ficamos definitivamente arrasados. Mas é também o lugar onde temos a oportunidade de descobrirmos novas verdades e aprendermos novas lições de Deus.

É quando estamos no vale, que temos a oportunidade de entender o que o apostolo Paulo quis dizer quando escreveu: “Então Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (2 Corintios 12. 9).

É interessante, pois, às vezes é somente no vale quando podemos olhar para cima.


Existem muitas tragédias que nos arrasam. Desastres, mortes...

Mas, às vezes é preciso passar por isso para que possamos ver a vida. Pois em nossa completa fraqueza de dor e desespero, o poder de Deus é perfeito. E sem essa experiência de fragilidade, poderíamos perder esse conhecimento acerca do poder de Deus.

Quando estamos no vale, em dor e desespero, Deus cuida de nós. De diversas maneiras diferentes Deus cuida de nós. Com um amor muito real e muito poderoso Deus cuida de nós.

Algumas coisas nós só conseguimos ver quando estamos nos vales da vida. Como por exemplo, o amor curativo de Deus. A força que Ele nos dá para que possamos nos aventurar e subir novamente a montanha.

O salmista numa experiência semelhante afirmou: “Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (Salmos 121:1-2).

Lembre-se de olhar para cima quando estiver no vale da vida.