Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Filhos de Deus

Paternidade é uma questão interessante. Alguns são pais sem de fato ser, outros são, mas, não querem ser, há quem é porque resolveu ser por adotar alguém, e aqueles que são pais de fato.

A questão é, todos nós somos filhos. Se meu pai é bom ou mau, se fui abandonado por ele ou não, se o conheço ou não, se quero reconhecer o fato ou não, não importa. Fato é que somos filho de nosso pai onde quer que estejamos. Seu DNA está em nós.


De igual modo, somos filhos de um Pai celestial que não nos esquece jamais. Ele jamais nos rejeita! Ele diz: “Eu nunca o deixarei; Eu jamais o abandonarei” (Hebreus 13.5).

Ele sempre responde as nossas necessidades. E onde quer que estejamos, temos a certeza de que Deus nos conhece. E de igual modo Ele é reconhecido por aqueles que são Seus filhos: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (João 10.14).  

É um privilégio e também uma responsabilidade ser filho de Deus. Por isso aqueles que o são devem viver de forma a honrar o nosso Pai.