Continuando nossa meditação sobre a origem do homem, falaremos hoje sobre a sua descendência sobre a Terra.
O homem é uma raça, e assim sendo existe um
laço natural que une toda a humanidade. O homem é uma raça, pois descende um do
outro e todos do mesmo pai. Isso não acontece com os anjos, pois eles não têm
sexo e, portanto, não são uma espécie.
Quanto a sua descendência ou propagação a
teologia não se ocupa, esse assunto é de competência da fisiologia, portanto se
houver bom senso, fé e ciência podem viver muito bem juntas, e serem fonte de
grandes informações para a humanidade.
O que interessa para a teologia é se a alma
do homem deriva dos pais, assim como acontece com o corpo, ou não. E nesse
aspecto existem dois pontos de vista.
O primeiro é o Criacionismo, que afirma que a
alma não provém dos pais e sim do Criador, que as cria para cada indivíduo que
vem ao mundo. A alegação apresentada é a indivisibilidade da alma e a própria
linguagem das Escrituras, como por exemplo, em Isaías 57. 16 onde se pode ler: “As
almas que eu fiz”; e em Eclesiastes 12. 7: “O pó volte à terra como o era, e o
espírito volte a Deus que o deu”.
Existem outros textos, mas ficarei apenas com
esses dois.
O segundo ponto de vista é o Traducianismo,
que ensina que a alma do homem procede dos pais na hora de sua geração. Para
eles a raça humana é uma espécie tanto em relação à alma, como também ao corpo.
Como argumento eles utilizam a existência de
traços hereditários em nossa constituição mental e moral. Como também explica
de forma satisfatória a transmissão da natureza pecaminosa de Adão a toda a
humanidade posterior.
Olhando para as duas teorias surgem algumas
questões interessantes e importantes. Como por exemplo: Como explicar a justiça
de Deus na punição do pecado? Como explicar como cada alma é pecadora? Se a
alma de Cristo procedesse da espécie humana, não teria Ele participação da
comum pecaminosidade humana?
A teoria que melhor explica a universalidade
do pecado é a traducianismo, embora as Escrituras não ensinem com clareza
acerca desse assunto. O que a teologia faz é tentar descobrir através dos
textos bíblicos como o assunto era considerado pelos escritores.
Em relação à pessoa de Cristo, o
traducianismo argumenta que visto o nascimento de Cristo ter sido um
acontecimento sobrenatural, a sua natureza humana foi preservada da corrupção
do pecado.
Seja como for, cada uma das teorias enfrentam
suas dificuldades. Para aqueles que desejarem se aprofundar nessas questões, descobrirão
que assim é. Cada uma terá suas argumentações e suas refutações. Mas essas
questões são apenas detalhes, e não podem diminuir ou apagar a nossa fé.