Post Em Destaque

Qual o Papel da Igreja Diante das Injustiças? Veja o Que a Bíblia Diz

A injustiça está presente em todas as épocas e sociedades, mas como a igreja deve agir diante dela? A Bíblia nos dá respostas claras sobre esse tema. Vamos entender qual é o papel da igreja contra a injustiça e o que Deus espera de nós. O Que a Bíblia Diz Sobre a Injustiça? A Bíblia ensina que Deus se importa com a justiça e espera que Seu povo também a defenda. Em vários momentos, Ele condena líderes corruptos, protege os oprimidos e chama Seu povo a agir. Isaías 10:1-4 – A Condenação dos Opressore Isaías 10 é um dos textos mais fortes contra a injustiça. Deus denuncia os governantes e legisladores que criam leis injustas para prejudicar os pobres: “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo, para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Isaías 10:1-2) Aqui vemos que Deus condena: A corrupção no sistema de justiça. A exploração dos mais vulneráveis. A...

Uma Oferta de Ajuda

Possivelmente você já tenha visto em algum estabelecimento, como no banco, por exemplo, alguém se aproximar de você vestindo um uniforme com os dizeres “Posso Ajudar?”.

Fora desse ambiente é muito difícil alguém se oferecer para ajudar, a menos que seja alguém altruísta. Estamos vivendo em uma época onde há muita competitividade. No dia-a-dia ficamos mais preocupados com o nosso bem estar e a nossa satisfação. Somente depois é que nos despertamos que somos seres que vivem em coletividade.

No dicionário Altruísmo é um tipo de comportamento encontrado nos seres humanos e outros seres vivos, em que as ações de um indivíduo beneficiam outros. Não é sinônimo de filantropia. No sentido comum do termo, é muitas vezes percebida como sinônimo de solidariedade.


Se lermos o Evangelho de Marcos 10.51, descobriremos que existe alguém interessado em nos ajudar em nossas dificuldades. Diz o texto: “O que você quer que eu lhe faça?”, perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: “Mestre, eu quero ver!”.

Pense em você acordando, como foi com Bartimeu, o cego, naquela manhã. Ele não podia imaginar a experiência dramática que o esperava aquele dia.

Como era seu costume, ali estava ele sentado, esmolando a beira do caminho, a espera de algum viajante generoso. Ele nunca sonhou que aquele dia pudesse ser diferente de todos os outros. Ele nem ao menos estava preparado para o momento em que Jesus se aproximasse e lhe desse total atenção, mostrando interesse pela sua necessidade: “Que queres que eu te faça?”.

Que maravilhosa graça. Uma cena incrível. E antes mesmo que ela terminasse Bartimeu já estava curado. Sua cegueira já não existia mais.

Precisamos ter coragem para aceitar a ajuda que Jesus nos oferece em nossa necessidade. Quando estamos em necessidades Ele nos visita e nos pergunta: “Que queres que eu te faça?”. 

Na verdade Ele já conhece bem a nossa resposta, mas espera que confiemos Nele, que tenhamos fé e que estejamos preparados para aceitar Sua ajuda e ver nossa necessidade sendo satisfeita por Ele.

Assunto relacionado:
O Que Queres Que Eu Te Faça?