Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Para Quem Você Tem Aberto Seu Coração?

Para quem você tem aberto seu coração? Ou contado seus sonhos, ou suas angustias?

Tenha cuidado para que não seja alguém que irá desprezar a sua angústia.

Jesus alerta para que tenhamos cuidado em não lançar pérolas aos porcos: “Não deem as coisas sagradas aos cães nem atirem as suas pérolas aos porcos, pois os porcos pisarão nas pérolas e os cães se virarão e atacarão a vocês” (Mateus 7.6).

No sentido aqui expresso, cães e porcos são aqueles que são inimigos do Evangelho. Como por exemplo, Herodes Antipas, que sempre ouvia o que João Batista dizia, mas, mandou decapitá-lo: “... pois os porcos pisarão nas pérolas e os cães se virarão e atacarão a vocês”.

Ao ser apresentado perante Herodes, Jesus ficou calado, não disse nada. Nesse contexto, Herodes se tornou um cão ou um porco: “Não deem as coisas sagradas aos cães nem atirem as suas pérolas aos porcos...”.


Esse texto nada tem em deixar de pregar para aqueles que a sociedade rejeita. Jesus sempre pregou para os pobres pecadores que estavam no meio do povo. Mas se refere à questão de que é inútil continuar pregando a verdade aqueles que a recusam.

Portanto, tenha cuidado para quem você compartilha seus sonhos, suas angústias, pode ser que ele seja um porco que irá desprezar você, irá comer você, e desprezará a sua alma. Porque eles não suportam suas perolas espirituais.

Pode até mesmo ser um pastor que não dá atenção a sua angústia. Não jogue perolas aos porcos!

Dar pérolas aos porcos significa dar algo de valor a quem não o aprecia, não o compreende ou não o merece. 

Se liga!