Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

A Realidade Incontestável Da Misericórdia e do Amor de Deus

O livro de Eclesiastes no capitulo 3 e verso 4, nos falar que há tempo de tristeza e tempo de alegria. Fala também que há tempo de chorar e tempo de dançar. Portanto nos fala que há tempo de dor, e certamente há. Há também momentos de incertezas, momentos de perda e sofrimento. Mas esses momentos não são eternos. Eles passam.


Se pensarmos na sexta-feira em que Jesus foi crucificado, veremos que os discípulos possivelmente tiveram a sensação de derrota. Incerteza, medo, tristeza e sofrimento certamente se misturaram em uma sensação desagradável para aquelas pessoas. Mas tudo foi somente uma derrota aparente, pois, no domingo Jesus ressuscitou. E isso trouxe uma renovação para aqueles que ouviram essa noticia.

Assim também é com a nossa vida, a misericórdia e o amor de Deus sempre traz renovação. Deus é uma realidade incontestável em nossa vida. Portanto, a certeza de que seremos bem cuidados é óbvio. 

Assim como o choro pode durar uma noite inteira, a alegria virá pela manhã (salmos 30. 5).