Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Tempo Para Se Comunicar e Tempo de Se Relacionar

Muitas pessoas são viciadas em trabalho, não conseguem parar.

Sua identidade está relacionada ao trabalho, e não no Senhor. São pessoas com dificuldades de relaxar, e de parar pelo menos uma vez por semana, para apenas observar a paisagem.

A Bíblia nos ensina que: “Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu” (Eclesiastes 3:1).

Todavia, muitas pessoas sentem orgulho de nunca terem tirado férias. 


Queiramos ou não, a todo tempo estamos nos comunicando com as pessoas a nossa volta. Por isso precisamos aproveitar nossas oportunidades de contato com a família para nos comunicarmos. Seja para direcionar conceitos, ensinar a verdade ou simplesmente revelar nossos sentimentos.

Devemos aproveitar esses momentos para mostrar nosso amor, revelando o quanto cada membro da família é amado e o quanto ele é especial.

São nesses momentos que vivemos juntos que somos capazes de mostrar nossos limites, nossa alegria, nossa tristeza e a bondade de Deus.

São nesses momentos que temos a oportunidade de identificar e elogiar as qualidades do cônjuge e dos filhos.

O tempo passa e a vida é curta. Por isso precisamos aproveitar cada instante para comunicar a vida, pois há: “tempo de chorar e tempo de rir” (Eclesiastes 3:4). 

“O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço?” (Eclesiastes 3:9).