Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Ano Novo Com Mentes Renovadas

A doutrina cristã é algo que chega até nós através de sua revelação, tanto através da natureza, como através da escrita e por último através da redenção.

O fato de ter havido a queda do homem, não faz com que o uso de sua mente seja algo desnecessário. O simples fato de Deus ter se revelado ao homem dessas três formas, mostra que o uso de nossa mente é algo indispensável. A revelação coloca nossa mente no seu devido lugar. Pois ela é algo racional que se revela a criaturas racionais.

O que essa criatura racional precisa fazer é receber esta mensagem, submeter-se a ela e se esforçar para compreendê-la e fazer um relacionamento com o mundo em que ela vive. Pois o fato de Deus ter tomado a iniciativa de se revelar a nós, mostra-nos que nossa mente é finita e decaída.

Deus se revelou primeiro através da natureza, através da criação, e através de tudo que foi formado o homem pôde conhecer que há um Ser com poder suficiente para criar, sustentar e governar tudo o que envolve o que chamamos de Universo.


Depois Deus se revelou através de palavras. Mas para entendermos esta revelação escrita é preciso que nos humilhemos que sejamos como criançinhas, pois a Escritura ensina: “Naquela ocasião, Jesus disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor dos céus e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos”” (Mateus 11. 25).

Ao se revelar a nós por meio de palavras Deus nos mostra que nossa mente tem a capacidade de entendimento. E uma das mais elevada funções de nossa mente é ouvir a Palavra de Deus.

Ao se revelar através da redenção por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Agora Deus a anuncia através da mensagem de seus servos. É esta proclamação do Evangelho, feita também através de palavras, que é dirigida às mentas humanas. E este é o principal meio que Deus utiliza para dar salvação aos pecadores: “Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação” (1 Corintios 1. 21).

Nossa pregação é uma revelação racional. Para um novo ano precisamos de uma mente renovada. Não conformada com as coisas desse mundo (Romanos 12. 2).