Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Ampliando Seu Circulo de Amizades

As pessoas tem a tendência de reduzir o seu circulo de amizades apenas às pessoas da mesma idade ou que tenham os mesmos gostos. O problema disso é que em algum momento você acaba se cansando.

Quando ampliamos nosso círculo de amigos, temos a oportunidade de amadurecer como pessoas. Isso também nos permite a nos dar bem com pessoas de todas as idades e formações. 


Paulo escrevendo aos corintos diz: “Falo como se fosse a meus filhos: ampliai largamente vossos corações” (2 Corintios 6. 13). Ele nos incentiva a conhecer pessoas de todas as formações.

Ninguém tem dúvidas de que as amizades devem ser bem escolhidas. Mas isso não quer dizer que devemos limitar nossas escolhas a pessoas de certa idade ou de certa formação.

Em uma de suas canções, o cantor Roberto Carlos diz:

“Quem me dera que as pessoas que se encontram
Se abraçassem como velhos conhecidos
Descobrissem que se amam
E se unissem na verdade dos amigos”.


Quando nos permitimos interessar por pessoas de todas as idades, cultura e nacionalidade, isso torna nossa vida mais interessante. Além é claro de fazer com que as pessoas também gostem de nós.

Na mesma canção o cantor diz também:

“Se as cores se misturam pelos campos
É que flores diferentes vivem juntas”. 

Estamos nos aproximando do Natal e de um novo ano. É uma boa oportunidade de fazermos esse exercício e aprendermos a valorizar as diferentes opiniões, e com isso amadurecermos com pessoas.