Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Altar do Holocausto - Marcelo Crivella

Parece inacreditável que Deus tenha ordenado Abraão a oferecer seu filho no altar do holocausto. Que tipo de Deus faria isso? Que tipo de Deus poderia testar a fé de um homem lhe dando uma ordem tão severa como essa?
Aquele foi um teste bem rigoroso para a fé de Abraão. È possível que muitos de nós falhássemos nesse prova. Provavelmente pensaríamos que Deus estivesse sendo cruel e insensível. Ao contrário da maioria de nós, Abraão confiou em Deus. Abraão acreditou fielmente que, apesar de tudo, mesmo parecendo ir contra a promessa que Deus havia lhe feito, o Senhor lhe mostraria uma maneira de cumprir essa promessa. 

Altar do Holocausto

Marcelo Crivella

De madrugada Abraão se levantou
Três dias no deserto caminhou
Ninguém sabia o que ele ia fazer
E o quanto lhe custava obedecer

Guiado pela fé a voz de Deus
Sentiu tornar em cinzas os sonhos seus
Subiu o monte santo Moriá
E pôs o próprio filho no altar

E quando Abraão ergueu a mão
Tocou em Deus no céu o coração
E um anjo
Bradou em alta voz

Deus proverá, Deus proverá
Prá quem lutar, sacrificar
Deus proverá pra quem subir
O monte Moriá

Deus proverá, Deus proverá
Prá quem lutar e mesmo exausto
Entregar a própria vida

No altar do holocausto