Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Vivendo Sem a Ansiedade da Dúvida


Muitos conseguem manter a mesma fé de quando chegaram à igreja. Outros por sua vez sucumbem diante das circunstâncias.
Mas como é possível manter a mesma fé que se tem no início da conversão?
Muitas são as circunstâncias que enfrentamos em nossa caminhada na fé. Estar no caminho muitas vezes não é fácil, e nem devemos esperar que fosse.
Muitas vezes sentimos medo. O medo gera a dúvida, e a dúvida neutraliza o poder da fé. Essa tem sido uma das táticas do inferno.
Para não se esfriar na fé e nem perder os propósitos e as convicções que se adquire no começo da conversão, o segredo é depositar sua vida no altar de Deus: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5. 7).
Coloque sua vida no altar, seja servo, pois quando isso acontece acaba a sua ansiedade. É possível viver a mesma e ter os mesmos desejos de quando se iniciou no caminho. Não há como desanimar e nem deixar a ansiedade entrar no coração. E isso independe do tempo que se tem no caminho.

Colocar sua vida no altar de Deus significa dizer fazer a vontade dEle. É preciso tomar cuidado com sua alma. É preciso guardar-se das malícias que a contaminam. É preciso tomar cuidado com palavras malignas. É preciso tomar decisões baseadas no que o Espírito Santo nos fala em sua Palavra e algumas vezes ao nosso coração. Pois quando o Espírito Santo fala, Ele não deixa dúvidas.