Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Uma Mensagem de Fim de Ano Para Você


Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos que durante este ano estiveram acessando e lendo as postagens contidas neste blog. Valeu a convivência e isso foi muito importante para mim.


Quero pedir a Deus que guie sempre os seus passos. E que o próximo ano seja melhor que este, pois este é mais um ano que se vai.

Se este ano foi bom comemore, se não foi comemore mesmo assim. Pois a Bíblia diz: “Regozijai-vos sempre” (1 Tessalonicenses 5:16).

Não é hora de lamentar, e sim de juntar forças para fazer no próximo ano aquilo que pode não ter sido possível neste ano.

Moisés escreveu para o povo israelita: “Obedeçam, pois, aos seus mandamentos, vivam de acordo com os seus ensinamentos e temam o Senhor, seu Deus. Pois Ele os está levando para uma terra boa, cheia de rios, e ribeirões, e de fontes que jorram água pelos vales e pelas montanhas. É uma terra que produz trigo e cevada, uvas, figos e romãs, azeite e mel. É uma terra onde nunca faltará comida ou qualquer outra coisa para vocês, uma terra onde as pedras têm ferro e as montanhas têm minas de cobre.  Vocês terão toda comida que precisarem e louvarão o Senhor, nosso Deus, pela boa terra que lhes deu” (Deuteronômio 8. 6-9).

Deus queria o melhor para o seu povo escolhido, os israelitas. Hoje Ele quer o melhor para você, pra mim e todos seus filhos. Todos aqueles que reconhecem Jesus como Salvador, e Senhor.

Para vocês que me acompanharam até aqui, muito obrigado e um grande abraço!

Desejo a todos boas festas! E que estejamos juntos no próximo ano.

Deus os abençoe!

Boas Festas!