Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Grandes Vitórias Começam Com Pequenos Passos

Na vida aprendemos que há certas leis que precisam ser observadas para que as coisas aconteçam. Não existem muitas coisas que acontecem de forma instantânea, embora muitas vezes seja isso que desejamos.
Ao olhar em volta descobrimos que as grandes vitórias e realizações realizadas começaram com pequenos passos.
Uma vez eu ouvi alguém falar sobre o crente microondas. Talvez você se pergunte mais o que é isso?
É aquele indivíduo que pede alguma coisa a Deus e espera receber de uma hora para outra.
Ele pensa que é como colocar um saco de pipocas no microondas, apertar um botão, esperar alguns minutos e pronto.
Mas aprendemos que quando damos pequenos passos confiando em Deus, Ele abre grandes portas, Ele abre as janelas do céu.
Enquanto caminhamos nesse caminho de fé, o diabo usa de uma arma poderosa. O diabo usa o medo para tentar impedir nossa conquista. Mas a fé é a arma que Deus usa para que possamos ter a certeza daquilo que ainda não está diante de nossos olhos.
“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem” (Hebreus 1. 1).