Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Reflexões Sofre O Sofrimento e As Decepções No Lar


 “Como se pode achar satisfação em uma vida cheia de rotina, sofrimento e decepção?” Essa talvez seja a pergunta de muitas mulheres por aí. Muitas mulheres estão querendo descobrir a realidade de uma vida de satisfação em meios as dificuldades.

A Bíblia ensina: “Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6. 7).

Muitas vezes a razão da insatisfação é resultado daquilo que se está plantando dentro do lar. Se você continua plantando as mesmas coisas de sempre, você colherá aquilo que sempre colheu.

Continuando no texto de Gálatas, capitulo 6 e verso 8, Paulo escreve o seguinte: “Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna”.

Corrupção aqui não é a apropriação indevida de recursos públicos, ou oferecer algo para obter vantagem em negociata onde favorece uma pessoa e prejudica outra, embora essas coisas também estejam incluídas. Corrupção aqui tem haver com o terreno da natureza humana, onde seus frutos produzem: “a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as intrigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas” (Gálatas 5. 19-21).

Para a mulher que deseja a satisfação dentro de seu lar, ela precisa entender que antes de tudo é preciso ter o temor de Deus: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução” (Provérbios 1. 7). É preciso ter uma compreensão clara da Palavra de Deus e do que Deus é na realidade.

Em segundo, é preciso que ela tenha a disposição de querer mudar: “Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu; espírito e vos farei saber as minhas palavras” (Provérbios 1. 23). Se quiser colher perdão, plante perdão. Se quiser colher confiança, confie: “pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará”. Se quiser novos resultados, então faça coisas novas.

Em terceiro, é preciso aceitar a palavra de Deus: “Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e entesourares contigo os meus mandamentos...” (Provérbios 2. 1). É preciso ela aprender a confiar no coração de Deus, mesmo que tudo pareça não fazer sentido.

Em quarto lugar, demonstre bondade e integridade: “Não se afastem de ti a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço, escreve-as na tábua do teu coração” (Provérbios 3. 3). É preciso que a mulher entenda o valor do companheirismo, do trabalho e da gratidão. Paulo escreveu aos gálatas: “E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido” (Gálatas 6. 9).

Em quinto, é preciso a mulher ter sabedoria e bom senso: “Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso” (Provérbios 3. 21). Ter bom senso está estritamente ligado às noções de sabedoria e de razoabilidade. Ter bom senso é ter a capacidade de adequar regras e costumes a determinadas realidades, e assim poder fazer bons julgamentos e escolhas.

Em sexto, é preciso que ela tenha disciplina e correção: “O que despreza a palavra traz sobre si a destruição; mas o que teme o mandamento será galardoado” (Provérbios 13. 13). É preciso desenvolver uma visão realista desta vida e, assim entregar o seu coração às coisas eternas: “Porém se plantar no terreno do espírito de Deus, desse terreno colherá a vida eterna.” (Gálatas 6. 8b).

E por último, é preciso um trabalho diligente: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos, e sê sábio” (Provérbios 6. 6). É preciso ter uma rotina, alguns afazeres para que a mente não se torne um campo propício as “minas” de satanás. Quando lemos o livro de Provérbios e encontramos a Esposa Ideal no capitulo 31, vemos que o seu marido a considera mais preciosa do que pedras preciosas e que ele confia nela (Provérbios 31. 10, 11). Não que ela fosse uma mulher muito bela e sim porque ela não era preguiçosa e nem infiel.

Quando enfrentamos insatisfações é porque estamos vivendo não daquilo que nos ensinam, mas sim daquilo que nós cremos. A corrupção da mente trás para nossas vidas a podridão; a decomposição; a putrefação; as atividades contrárias à lei e à moral.

Portanto: “Toda mulher sábia edifica a sua casa; a insensata, porém, derruba-a com as suas mãos” (Provérbios 14. 1).