Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Vivendo Por Você


“Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer
Ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo.
Pais, não tratem os seus filhos de um jeito
Que faça com que eles fiquem irados.
Pelo contrário, vocês devem criá-los com a
Disciplina e os mandamentos cristãos”.

(Efésios 6. 1, 4)

Quando você era pequeno eles gastavam horas lhe ensinando a usar talheres nas refeições, ensinando você a se vestir, amarrar os cadarços dos sapatos, fechar os botões da camisa, limpado-o quando você sujava suas fraudas, lhe ensinado a lavar o rosto, a se banhar, a pentear seus cabelos, ensinando-lhe valores humanos.

Por isso quando eles ficarem velhos um dia, e seria bom que todos pudessem chegar até aí, quando eles começarem a ficar mais esquecidos e demorarem a responder, não se chateie não eles, quando eles começarem a esquecer de fechar os botões da camisa, de amarrar cadarços de sapato, quando eles começarem a se sujar nas refeições, quando a mão deles começarem a tremer enquanto penteiam cabelo, por favor, não os apresse, porque você está crescendo aos poucos e eles envelhecendo.

Basta sua presença, sua paciência, sua generosidade, sua retribuição, para que o coração deles fique aquecido.

Se um dia eles não conseguirem se equilibrar ou caminhar direito, segure firme as mãos deles e os acompanhe bem devagar, respeitando o ritmo deles durante a caminhada, da mesma forma que eles respeitaram seu ritmo quando lhe ensinaram a andar.

Fique perto deles assim como eles sempre estiveram presentes em sua vida, sofrendo por você... Torcendo por você... E vivendo por você.

“Não me enjeites no tempo da velhice; não me desampares,
quando se forem acabando as minhas forças”

(Salmos 71. 9).