Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Cristianismo e o Rancor - Parte 1


Se não houvesse perdão no mundo, a humanidade estaria estancada, petrificada. Pois o perdão é uma necessidade para a continuidade da existência humana.
Pedro, discípulo de Jesus, que tinha uma personalidade forte e um temperamento sanguíneo, por conseguinte pergunta para O Mestre: “Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?” (Mateus 18. 21).
A mesma pergunta ecoa na mente de muitas pessoas pelo mundo. Pois existem muitas pessoas magoadas. Mágoas que foram ocasionadas por uma ofensa recebida ou instigada por uma situação. Situações que elas vivenciaram e lhes trouxe grande ressentimento. Deixando dentro de si um excesso de ódio guardado. Ódio que não foi demonstrado.
Outras vezes, esses sentimentos se transformam em ataques de raiva ou ira. E esse sentimento pode perdurar por muito tempo após o fato que provocou esse sentimento.
As consequências na vida de uma pessoa, ditando o que ela pode ser capaz ou não de fazer varia muito de uma pessoa para outra. Pois alguns irão procurar a vingança e outros guardaram esse sentimento dentro de si.
Tudo isso é a manifestação daquilo que chamamos de rancor.
Com certeza você conhece alguém que tenha dito que guarda rancor.
O que ele está realmente dizendo é que ele guarda uma mágoa no coração, de alguém que lhe fez algo errado e que lhe ofendeu. Pois guardar significa ficar com algo, colocar num lugar específico. E Rancor como já temos visto, significa, mágoa, ressentimento, dor ou raiva.
A questão toda, e parece que muitos não estão dando a mínima para isso, é que guardar rancor tem suas consequências negativas.
 Viver magoado, ressentido e cheio de raiva e ódio pode trazer para a pessoa que assim vive as seguintes doenças: Depressão, Dor de cabeça, Dores musculares (principalmente nas costas) Fibromialgia, Gastrites e úlceras, Problemas cardiovasculares (como hipertensão), Problemas intestinais (como síndrome do intestino irritável), Problemas de memória, Problemas de pele (como urticária),  Queda na imunidade, Todas as doenças alérgicas (como asma) e Vertigem.
A medicina não recomenda viver amargurado, com rancor ou raiva contida. Saber perdoar é também uma forma de proteger a saúde.
Viver acumulando sentimentos negativos pode desencadear uma série de transtornos não só psicológicos, mas físicos também.
Jesus comece os benefícios do perdão, por isso respondeu a Pedro: “Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete” (Mateus 18. 22).
Numa linguagem informal, Jesus estaria dizendo para seu discípulo: “Se te ofenderam e te disseram essas coisas, não liga... não guarde rancor... perdoa... ame”.
Perdoar está incluso não somente o processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, mas também a capacidade de continuar amando aquele que lhe dirigiu a ofensa percebida. É a capacidade de fazer cessar a exigência de castigo ou restituição. 

Leia também:
O Cristianismo e o Rancor - Parte 2 .