Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

O Valor da Aliança

Diz um ditado popular que: “O mundo é dos espertos”. Mas a esperteza não tem nada a ver com a sabedoria.
Um exemplo disso encontramos no livro de 1 Samuel 24.1-7, quando Davi escondido dentro de uma caverna, poupou a vida de Saul.
Mesmo Saul sendo louco, sem perfil para o cargo que exercia e inclinado a destruir Davi, este se recusava a tirar a vida daquele, porque Saul era o ungido do Senhor: “Então disse (Davi) aos seus homens: ‘O Senhor me livre de fazer algum mal ao meu senhor; que Ele escolheu como rei. Eu não devo atacá-lo de jeito nenhum porque ele é rei escolhido pelo Senhor’” (1 Samuel 24. 6).
Se Davi usasse de esperteza, certamente teria aproveitado a situação em que se encontrava, uma vez que Saul estava numa situação delicada, pois havia entrado na caverna para satisfazer as suas necessidades (1 Samuel 24. 3). No entanto Davi preferiu usar de sabedoria e assim convenceu os seus homens que eles não deviam atacar Saul (1 Samuel 24. 7).
Outra oportunidade que Davi teve de matar Saul, mas preferiu poupar-lhe a vida aconteceu na região desértica de Zife (1 Samuel 26. 5, 7). Ali ele encontrou Saul e seus soldados dormindo. Abisai imaginou que Deus estava entregando o inimigo de Davi em suas mãos (1 Samuel 26. 8). Mas uma vez Davi abriu mão da esperteza para usar de sabedoria, ele respondeu para Abisai: “Não o mate, pois o Senhor castigará quem levantar a mão para matar o rei que Ele escolheu” (1 Samuel 26. 9).
O respeito de Davi pela posição de Saul serve como modelo para os cristãos de hoje. Que da mesma forma deve mostrar respeito pelos seus governantes e pelos seus representantes. Assim como Davi, podemos não nos importar com as pessoas nos cargos ou com suas ações, mas devemos respeitar a posição que elas ocupam, uma vez que todo governo é ordenado por Deus (Romanos 13. 2).
Portanto, todos os que possuem cargos importantes, não importa se são cristãos ou pessoas não tementes a Deus, merecem o nosso respeito e as nossas orações (1 Timóteo 2. 1, 2).
Aqui está valor da aliança. O pacto de amizade e de compromisso que prometemos cumprir ao nos aliarmos a Deus e a Sua Igreja.
Toda a história do povo israelita está intimamente relacionada com a palavra aliança. Uma vez que ela foi feita diretamente com Deus.
Aliança ou pacto, palavra que tem o significado de amizade, compromisso, de ato ou efeito de aliar-se, tanto para pessoas como para nações.
Uma aliança fixa compromisso e promessas para ambas as partes envolvidas.