Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Não é Por Acaso



Não há acaso... Não, não há.

Deus permite encontros para que possamos crescer.

Sejam bons ou não, cada pessoa que entra em nossa vida, que passa por ela e até mesmo saem, são oportunidades que temos de aprender algo que nos ajudará a crescer.

Que ajudará a moldar o nosso caráter. Fará-nos ser mais parecido com o nosso Mestre.

Veja esses versos:

Cada um que passa em nossa vida,
Passa sozinho, pois cada pessoa é única.
E nenhuma substitui a outra.

Cada um que passa em nossa vida
Passa sozinho, mas não vai só.
Leva um pouco da gente.
Deixa um pouco de si mesmo.

Há os que levam muito,
Mas não há os que não deixam nada.

Esta é a maior responsabilidade de nossa vida
E a prova evidente de que duas almas
Não se encontram por acaso.

O sábio Salomão em sua experiência relacional nos ensina que: “Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver” (Provérbios 27. 9).

Comentários