Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Cristianismo e A Autoestima - Parte 1


Uma questão importante e que deve ser levada em consideração por todo cristão, é ter a consciência de que Deus o criou de forma exclusiva.

Você é único, não existe ninguém no mundo com as mesmas características que você. Isso o torna uma pessoa especial diante de Deus.

No entanto, quando andando pelas ruas, vemos quase sempre pessoas de cabeça baixa, rostos tensos e tristes, andando preocupadas e cheias de atividades.

Talvez alguém possa perguntar: o que pode existir por trás de tudo isso?

É o mesmo que faz com que milhares de pessoas sintam-se infelizes com sua personalidade, infelizes com sua formação e aparência. Pessoas que tem dificuldades de aceitar certas áreas de sua vida. Pessoas que não se sentem uma criação exclusiva.

Boa parte dessas pessoas sofre de complexo de inferioridade.

Isso está ligado à estima que se tem de si mesmo. Seu autoconceito, ou seja, como você se percebe no mundo. Tem a ver também com sua autoeficácia, aquilo que você pensa ser capaz de fazer ou não no mundo; e sua baixa expectativa, aquilo que você espera de si mesmo e do outro.

A autoestima diz respeito a estimar-se mais, ou seja, amar-se mais. Está ligado aos sentimentos.

Sentimento significa sentir através dos sentidos.

São os estados do “eu” que não podem ser controlados pela vontade e que são provocados por nossas representações, pelos estímulos procedentes do mundo exterior ou alterações sobrevindas do interior do organismo (Kurt Schneider).

O sentimento aceita ou rejeita uma ideia. É o sentimento que determina se andaremos na verdade ou na mentira.

Os sentimentos são as maneiras como nos percebemos, resumindo, o que experimentamos e dizendo se é agradável ou desagradável.

Na Revista Mente e Cérebro, nº 149, trás uma matéria que diz que: “Por trás da busca obsessiva de um corpo escultural, a clínica psicanalítica revela traços de desorganização, experiências de vazio e estados melancólicos depressivos”.

Tudo isso leva a aquela ideia de não se sentir uma criação exclusiva de Deus.


   Muitas pessoas não gostam de si mesmas: seu físico, seu jeito de ser, sua família e uma série de outras coisas. A falta de amor por si mesmo é uma coisa séria e prejudicial.

No livro de Marcos 12. 31 Jesus diz que devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. A referência para o amor ao próximo está no amor que temos para conosco.

 Sem esse referencial fica difícil obedecer de forma ajustada a outro ensinamento de Jesus: “O que quereis que os outros vos façam fazei vós a eles” (Mateus 7: 12).

Um dos maiores problemas presente nas pessoas é não querer-se bem e fazer mal a si mesmo, chegando até mesmo a punir-se, consciente ou inconscientemente.

Deus nos ama. Seu amor valoriza a cada pessoa. Mas o pecado apagou boa parte do que chamamos imagem e semelhança divina. Na obra de salvação, Jesus restaura esta imagem divina em nós e nos recoloca dentro do propósito divino.

Leia também:
O Cristianismo e A Autoestima - Parte 2
O Cristianismo e A Autoestima - Parte 3