Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Matar Por Nada


Matar por um par de tênis. Algumas vezes até menos que isso.

Discussões insensatas no trânsito. Outras vezes são falatórios inúteis que só faz inflamar os nervos de quem já está uma pilha por causa do estresse do dia a dia e da incapacidade de se ver livre dele.

Seria bom se pudêssemos parar um pouco e reavaliar a motivação de nosso nervosismo.

Existe na Bíblia um exemplo trágico. Um personagem chamado Lameque, ele viveu nos tempos de Noé. O próprio Lameque afirmou com sua própria boca ter matado um rapaz porque esse pisou no seu calo (Gênesis 4. 17-26).

Se aprendêssemos a não perder tempo com ressentimentos possivelmente teríamos um mundo mais tolerante.

O apóstolo Paulo escreveu a Tito: “Evite discussões insensatas... porque não tem utilidade e são fúteis” (Tito 3.9). Para Timóteo ele escreveu: “Evite os falatórios inúteis” (1 Timóteo 6. 20). São exortações importantes que poderíamos obedecer nos dias de hoje.

A violência nos dias de Noé era tamanha. Não muito diferente dos nossos dias. O resultado para aqueles dias foi a ira de Deus contra a humanidade.

Para os nossos dias o apóstolo Pedro também tem uma exortação importante, ele diz que é preciso: “Um espírito manso e tranquilo que é de grande valor diante de Deus” (1 Pedro 3. 4).

Comentários