Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Espontaneamente Amor


Você já parou para pensar que, nossas palavras e nosso toque, quando dirigidas a alguém pode ser uma mensagem de Deus para essa pessoa?

Existem muitas pessoas se ajustando na vida. Pessoas com falta de experiência em determinadas áreas. E de repente, Deus nos usa para levar uma palavra que vá de encontro com as necessidades dessa pessoa.

Constantemente encontramos pessoas que precisam de alguém quando estão tristes, quando estão contentes, quando estão com raiva. São pessoas que precisam de alguém ao seu lado para lhes fazerem feliz. Vivem esperançosas, na expectativa de ter alguém que espontaneamente lhes ame.

Deus faz conosco exatamente isso. Ele já nos deu prova do seu grande amor.

Jesus prometeu que estaria conosco todos os dias, isto significa que Ele está presente tanto nos bons como nos maus momentos. Seu amor nos tranquiliza, nos consola. Pois é tendo esse amor ao nosso lado que podemos sentir nossa lágrima sendo enxugada, e podemos nos lembrar do infalível amor e aceitação de Deus.

Como podemos não nos sentir felizes com todo esse amor?

Algumas vezes a falta de ajustamento na vida nos faz sentir cansados e derrotados, mas ao clamar o nome de Jesus, podemos sentir o seu abraço pela fé. E ouvir sua voz a nos dizer: “Está tudo bem!”.

Pois como diz as Escrituras Sagradas: “As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afoga-los” (Cantares de Salomão 8. 7).

Comentários