Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O Cristianismo e a Depressão – Parte 2


Ficar deitado, escondido sob os cobertores. Sentindo-se só. Envergonhado por estar nesta condição. A alegria que parece ser coisa do passado. Medos absurdos que assombram a sua existência.

O que é isso, é uma doença? Ou será um ataque satânico? Mas... Por quê? O que fiz para merecer isso?

Essa é uma realidade que muitas pessoas enfrentam hoje no mundo.

Por dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde, sabemos que 330 milhões de pessoas, em todo o mundo, sofrem de depressão. No Brasil, são mais de dez milhões de sofredores. Sendo a quarta mais comum entre a população, sendo as mulheres as mais acometidas pela doença.

Muitos ainda julgam a depressão um ataque satânico. Mas a realidade é que o ser humano é um ser formado de corpo, alma e espírito. E com isso os problemas emocionais podem causar problemas físicos, como problemas físicos podem causar problemas emocionais.

É muito mais fácil aceitar uma enfermidade física do que assumir que se tem uma enfermidade emocional. Pois todo ser humano, dentro da hierarquia das necessidades, precisa se sentir em segurança, e se mostrar desequilibrado emocionalmente poderá afetar a sua necessidade de pertencimento, sua autoestima e sua autorrealização.

Davi deixou registrado em seu Salmo 42. 7 o seguinte: “Abismo chama outro abismo”. A depressão afeta não somente a alma, mas todos os aspectos da vida do ser humano. Não apenas a pessoa sofre como todos aqueles que estão próximos, sejam amigos ou familiares. Por isso é bom que se saiba que, pessoas com depressão necessitam grandemente de apoio e assistência emocional e espiritual.

Talvez você queira saber quais são os sintomas da depressão. Os sintomas físicos da depressão são: excesso de sono, insônia, anorexia, torpor, alteração no ciclo menstrual, respiração difícil, respiração lenta, respiração acentuada, frequência respiratória alta, bronquite, asma, dores no peito, falta de higiene, baixa autoestima, dificuldades erétil, ejaculação precoce, frigidez, entre outras.

Em casos extremos, além da depressão leve e moderada, existem os casos mais graves com grande risco de suicídio.

Outra coisa que é bom saber e levar em consideração é que, existem dois tipos de depressão: a unipolar, que é o tipo de depressão em que a pessoa fica desanimada todo o tempo. E a bipolar, onde a pessoa tem períodos de depressão profunda, onde quer se isolar e nada tem importância, e em outro momento está eufórica, fala rapidamente, gasta muito dinheiro, tem planos até de salvar o mundo.

O rei Davi, com o coração pesado, triste e dolorido perguntava-se a todo o momento: “Por que está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim?” (Salmos 42. 5,11).

Outro personagem bíblico é o profeta Elias, que se encontrava no estado de transtorno de humor – depressão (1 Reis 19:10).

Porém quando Deus o questionou o que ele estava fazendo naquele lugar, Elias o respondeu. Neste instante o profeta liberou a raiva reprimida. Em outro momento mais adiante, o profeta foi questionado, e respondeu a mesma coisa, ou seja, liberou mais ainda a raiva reprimida.

Responder significa falar. Falar significa liberar. Liberar significa se libertar.

A depressão nos diz que há algo errado na maneira como nos relacionamos com o mundo; que há algo de errado na maneira como conduzimos nossa vida.

Leia também:
O Cristianismo e a Depressão - Parte 1
O Cristianismo e a Depressão - Parte 3