Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Conduzido à Uma Vida de Disciplina


 “Responde-me quando eu clamar, ó Deus da minha justiça! Na angústia me deste largueza; tem misericórdia de mim e ouve a minha oração”  - (Salmos 4.1).

Às vezes precisamos ser levados a passar por muita disciplina e muitas provações, a fim de atingirmos uma realidade espiritual.

O Espírito Santo pode nos conduzir a isso.

O texto de Salmos capitulo 4 e verso 1, nos mostra que Deus permitiu que Davi passasse por muitas tristezas afim de que pudesse conduzi-lo à largueza.

Tiago em sua carta nos ensina: "Ouvi, meus amados irmãos. Não escolheu Deus os que são pobres quanto ao mundo para fazê-los ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?" (Tiago 2. 5).

Deus escolhe os pobres do mundo para que sejam ricos na fé.

Ele não nutre a ideia de ter Seus filhos sempre na aflição e na pobreza. Seu alvo é levá-los da aflição para a largueza, da pobreza para a riqueza na fé.

“Tá e daí? O que tem isso haver comigo”? Talvez seja a sua pergunta. “Que largueza é essa? O que isso significa”?

O que é largueza?

Segundo o Minidicionário Compacto da Língua Portuguesa: Vem da palavra “Largo”, que significa aquilo que tem grande extensão transversal; amplo; vasto.

A largueza da qual o salmista fala, é quando em aflição você é levado por Deus a um lugar amplo para desfrutar d'Ele.

Onde até mesmo a angústia não é capaz de deprimir você.

Você tem ideia do que isso significa?

Basta olharmos para alguns exemplos na Bíblia para compreendermos. Está em angústia sem nos deprimir é como desfrutar da companhia de uma Quarta pessoa numa fornalha ardente (Daniel 3.25); ou como ser lançado numa prisão com os pés no tronco e ainda poder orar e cantar hinos a Deus (Atos 16.24,25).

Uma pessoa presa atrás das grades, mas que ainda desfruta da presença do Senhor, certamente é uma pessoa alargada.

O Salmo de Davi nos mostra que o Espírito Santo aspira nos guiar para a largueza através da aflição; mas que tristeza termos que admitir que algumas vezes somos abatidos por ela.

Na carta de Tiago vemos o propósito do Senhor no caso de Jó, de como o Senhor é cheio de piedade e misericórdia: "Eis que chamamos bem-aventurados os que suportaram aflições. Ouvistes da paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu, porque o Senhor é cheio de misericórdia e compaixão" (Tiago 5.11).

Jó compreendeu o fim do Senhor, mas alguns chegam a um fim antes que o fim do Senhor seja alcançado!

Eles são pressionados pela aflição e falham em chegar a um lugar espaçoso. Tão logo são testados eles murmuram e acusam a Deus de não ser justo; o resultado é que a aflição os faz capotar, não permitindo que sejam levados à largueza.

Alguns cristãos podem não estar na angustia, mas na pobreza. Eles carecem da realidade espiritual. O que tem só é bastante para suprir suas próprias necessidades. Como podem falar em ajudar outras pessoas?

Outros irmãos não são eloquentes na igreja nem tem muito conhecimento, entretanto sabem como orar. Sempre que escutam algo, eles oram por aquela coisa. Oram pelos doentes, pelos irmãos e irmãs em dificuldades. Eles suprem a igreja constantemente com suas orações.

Existem aqueles irmãos e irmãs que só se reúnem, mas nunca oram; eles ouvem as mensagens e ainda assim não oram; nada tem com que suprir a igreja. São pobres porque não receberam a disciplina do Espírito Santo e não sabem o que é realidade espiritual.

Esses são como as galinhas que só se alimentam de restos, só comem sobra dos outros. Não procuram se alimentar direto das mãos de Deus.

Nosso texto é um trecho de um dos muitos Salmos de Davi.

Davi! Este nome que fala de coragem, proclama realeza e comove o coração dos israelitas. Mesmo depois de passados mais de 30 séculos, o rei Davi permanece como um gigante entre os homens.

Davi foi lamentavelmente humano e maravilhosamente santo, atrevidamente corajoso e degradantemente carnal, magnificamente régio (digno do rei) e mundanamente deplorável.

Foi um homem entre os homens, mas também um homem segundo o coração de Deus.

Foi culpado de derramamento de sangue na guerra, mas familiarizado com as bênçãos da adoração.

Davi enquanto permanecia nos seus pecados, na sua angústia, sofreu como qualquer um de nós sofremos quando estamos passando por adversidades, a ponto de ficar doente: "Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo." (Salmos 32.3).

Deus estava permitindo que Davi passasse por isso, o Espírito Santo o estava conduzindo a passar por uma disciplina: "Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio" - suas forças se acabaram (Salmos 32.4).

Mas que largueza encontrou Davi ao orar a Deus e pedir perdão por suas maldades, suas fraquezas: "Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado" (Salmos 32.5).

Ele descobriu que todo aquele que ama a Deus deve orar a Ele, para quando vierem as ondas de sofrimento, não serem atingidos por elas: "Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas a ele não chegarão" (Salmos 32.6).

Deus alargou a vida de Davi, o tornou um homem rico na fé.

Deus não nutre a ideia de ter Seus filhos sempre na aflição e na pobreza. Seu alvo é levá-los da aflição para a largueza, da pobreza para a riqueza na fé.

Davi descobriu isso, e pôde então afirmar com toda a certeza: "Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo" (Salmos 32.1,2).

Que tal pedir a Deus para nos fazer ver com novos olhos a nossa aflição, para que possamos aprender com elas quais são as oportunidades que o Senhor está nos dando.

Que o Senhor dê largueza à nossa vida e nos abençoe.

Até breve.

Comentários