Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Para Salvar Vidas


Estava com meu filho assistindo ao filme de Sivester Stallone, Rambo 4. Quando um grupo de missionários se apresenta a John Rambo pedindo ajuda para que os levassem até a Birmânia, em seu barco. Eles tinham sido enviados pela Igreja de Cristo no Colorado, com a missão de levar um pouco de conforto, ajuda e medicamentos para as pessoas daquele lugar. A princípio Rambo fica relutante, pois sabe que há uma guerra ali. Se os missionários forem até lá correrão perigo de vida.

O líder do grupo após uma tentativa frustrada é constrangido por Sarah, um membro do grupo que irá tentar persuadir Rambo a levá-los até o local onde precisam ir. Pela persistência de Sarah, que não se conforma com a negação de Rambo, ela usa de um argumento que o fará mudar de idéia:

- Talvez você tenha perdido a fé nas pessoas... Mas você teve ter fé em algo. Deve se importar com algo. Talvez não possamos mudar tudo... Mas tentar salvar uma vida não é um desperdício é?

Foi nesse momento que meu filho se virou para mim e me perguntou:

- Vale à pena salvar vidas?

- Vale – respondi eu.

- Por quê? – Ele quis saber.

- Porque você é cristão. Ser cristão é para isso, ajudar a salvar vidas.

- Aahh... – Sua resposta mostrava uma compreensão do que é ser cristão.

“... sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5. 20).



 “Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?” (Tiago 4. 12)

Comentários