Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Para Salvar Vidas


Estava com meu filho assistindo ao filme de Sivester Stallone, Rambo 4. Quando um grupo de missionários se apresenta a John Rambo pedindo ajuda para que os levassem até a Birmânia, em seu barco. Eles tinham sido enviados pela Igreja de Cristo no Colorado, com a missão de levar um pouco de conforto, ajuda e medicamentos para as pessoas daquele lugar. A princípio Rambo fica relutante, pois sabe que há uma guerra ali. Se os missionários forem até lá correrão perigo de vida.

O líder do grupo após uma tentativa frustrada é constrangido por Sarah, um membro do grupo que irá tentar persuadir Rambo a levá-los até o local onde precisam ir. Pela persistência de Sarah, que não se conforma com a negação de Rambo, ela usa de um argumento que o fará mudar de idéia:

- Talvez você tenha perdido a fé nas pessoas... Mas você teve ter fé em algo. Deve se importar com algo. Talvez não possamos mudar tudo... Mas tentar salvar uma vida não é um desperdício é?

Foi nesse momento que meu filho se virou para mim e me perguntou:

- Vale à pena salvar vidas?

- Vale – respondi eu.

- Por quê? – Ele quis saber.

- Porque você é cristão. Ser cristão é para isso, ajudar a salvar vidas.

- Aahh... – Sua resposta mostrava uma compreensão do que é ser cristão.

“... sabei que aquele que fizer converter um pecador do erro do seu caminho salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5. 20).



 “Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo?” (Tiago 4. 12)

Comentários