Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Mil Perguntas


Como é possível crer no livro de Gênesis hoje?

A ciência já não provou que é tudo mentira?

O dilúvio não é um velho mito?

Os cristãos podem acreditar na evolução?

O que é a vida?

Será que ela tem algum significado?

Afinal, por que estou aqui?

Quase ninguém pára para pensar é que a o problema da fé, está intimamente ligado ao problema da dúvida religiosa.

A dúvida em si não é má, pois faz parte integral do desenvolvimento religioso do homem, e de todo processo evolutivo de sua personalidade.

Estamos errados quando encaramos a dúvida como algo horrendo e repugnante. O mais sensato é encará-la como parte que integra o processo da evolução psicológica do homem.

Pedro teve seu momento de dúvida; “Se é o Senhor mesmo, mande que eu vá andando em cima da água até onde o Senhor está” (Mateus 14. 28). João Batista também teve seu momento de dúvida: “O Senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?” (Mateus 11. 3). Natanael teve seu momento de dúvida: “E será que pode sair alguma coisa boa de Nazaré” (João 1. 46). E o discípulo Tomé na clássica questão duvidosa: “Se eu não vir o sinal dos pregos nas mãos dele, e não tocar ali com o meu dedo e também se não puser a minha mão no lado dele, não vou crer!” (João 20. 25).

Se o homem não pode duvidar, não precisa crer.

Tudo que pode ser provado intelectualmente, matematicamente, sobre isso não é preciso haver qualquer crença, pois é algo que se apresenta sem qualquer dúvida. Mas para aquilo que não se pode ser provado, que não pertence ao mundo racional, para isso é preciso crença.

Porém quando a dúvida se torna persistente, pode levar o homem a indiferença e ao desespero. A inquietação causada pode apresentar sintomas de tristezas profundas, de insegurança e de falta de confiança que se mistura com o sentimento de culpa. Nesse sentido a dúvida se torna uma experiência dolorosa de perplexidade que se confunde e que perturba a mente.

Em alguns lugares, onde o ambiente se mostra religioso, a dúvida é considerada como pecado. E por isso se condena a culpa, lhe negando o devido lugar na evolução religiosa do ser humano.

Mas se for analisada de forma não mística, sem essa consideração pecaminosa. Descobre-se a importante função da dúvida na evolução espiritual de cada indivíduo. Por que é a dúvida que leva o homem a fazer uma investigação honesta, que revela erros tradicionais, exigindo a correção dos mesmos. E ela que estimula a discussão e a troca de opiniões que iram possibilitar a progresso na busca da verdade.

Quando negamos a possibilidade da dúvida, abrimos uma porta maior para a probabilidade de conflitos que poderão se tornar na mente de alguém, uma questão insolúvel. Podendo criar pessoas hipócritas, conformistas e incrédulos rebeldes. Ao passo que, permitir que a dúvida ocupe seu lugar, pode ajudar a desenvolver uma personalidade de forma harmoniosa. Pois uma dúvida esclarecida é aquela que está mais interessada em aprender do que em argumentar ou defender certos preconceitos. Que tem coragem de fazer autocrítica, e é capaz de desfazer a indiferença e o cinismo.

Se a dúvida religiosa não encontra uma solução adequada pode levar o homem a uma atitude cética ou ateísta.

Ateus são aqueles indivíduos que não têm uma fé religiosa. Eles podem crer em muitas outras coisas, mas sua fé não tem por objetivo algo que seja necessariamente religioso.

Isso me faz lembrar um versículo bíblico: “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a Ele precisa crer que Ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor” (Hebreus 11. 6).

Comentários