Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

A Religião Dos Bis-K-teiros


“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galiléia.

Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!

Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos.

Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano.

Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão?

Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro?”

Quem nunca ouviu dizer que: “Religião não se discute!”?

Dependendo que como eu entendo essa frase posso concordar ou não.

A questão, porém que eu quero colocar aqui não é o fato de se estar correto ou não essa afirmação. Eu tão pouco não gosto de perder tempo falando de religião. Até porque o que conseguimos em se discutindo religião é somente um discurso vazio e que ao final não levará a nenhum resultado saudável e positivo.

Até mesmo Jesus não gastava seu tempo em discursos religiosos. E quando Ele não tinha alternativa, mostrava para aqueles que assim queriam fazer, que era preciso colocar em prática, no dia a dia, as afirmações contidas nesses discursos. Caso contrário era um bando de hipócritas que ao se dizerem praticantes da Lei, deixavam de lado seus ensinamentos quando não as praticavam.

Hoje, nos nossos dias encontramos muitos que se utilizam da igreja apenas como um simples biscate. São aqueles a quem podemos atribuir a "Religião dos Biscateiros".

Mas o que significa isso?

Para responder a essa pergunta, quero mostrar o significado das palavras: biscate biscateiro, segundo o Dicionário da Língua Portuguesa.

Biscate – Obra ou trabalho de pouca monta (monta = montante, valor; importância, significado); bico. Coisa sem valor. Gíria, prostituta.

Biscateiro – O que vive de biscate. (Dicionário 3.0 DCL da Língua Portuguesa).

 O que é Biscateiro? É a pessoa que vive de biscates, de trabalhos manuais pequenos e ocasionais.

Aqueles que utilizam da religião apenas nos momentos que para eles é conveniente, estão usando a igreja como biscate, como algo sem importância, sem valor, um “bico”, algo de que ele pode tirar algum proveito momentâneo; para os momentos em que para ele, sua vida não tem nada mais importante, mais valioso.

Buscam ajuda, buscam oração, buscam conforto, buscam caridade, buscam uma palavra amiga, buscam uma cura. Mas como é apenas um biscate, sentem-se a vontade para entrar e sair quando querem, usufruir daquilo que a igreja lhes pode dar e depois sair sem ao menos lhes mostrar uma gratidão.

Jesus não pregava religião, Ele pregava um modo novo de viver a vida e a maneira de se depositar a fé em Deus e de reconhecer n’Ele mesmo, Jesus, o Messias.

Quando aqueles dez homens foram curados, eles foram em busca de ajuda. Apenas um voltou. “Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove?” (versão da Bíblia na Linguagem de Hoje).

Agiram como biscateiros. Não havia barreira racial separando-os de Jesus. O que havia era a lepra da qual Jesus os curou. Eles tinham todas as razões para depositar sua fé em Jesus e reconhecê-lo como o Messias. Mas o que eles fizeram, o mesmo que fazem os biscateiros da religião, voltaram-lhe as costas.

E você, como tem agido em relação aquilo que o Senhor tem lhe proporcionado conseguir? Tem reconhecido Ele como o Messias, ou tem lhe voltado às costas?

Rogério de Faria.

Baseado no texto de: Lucas 17: 11-18.

Postado em 5 DE MAIO DE 2011.

Comentários