Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Qual O Propósito da Oração?



Para muitas pessoas, a oração serve apenas para apresentar uma listagem de pedidos a Deus. E como se não fosse o bastante, elas ainda exigem uma resposta positiva.

Mas a oração não deve ter esse propósito.

O propósito da oração deve servir para apresentar súplicas específicas a Deus, para a intercessão por algum motivo (Salmos 17. 1; Salmos 13. 1; Salmos 16. 1; Salmos 28. 1, 2).

A oração serve principalmente, para o homem se aproximar do seu criador, para louvá-lo: “Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, tu que puseste a tua glória dos céus!” (Salmos 8. 1); para expressar a sua adoração e o seu amor: “Eu te amo, ó Senhor, força minha” (Salmos 18. 1); para entregar-se a Ele: “Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará” (Salmos 37. 5); para expressar a sua gratidão pelas bênçãos infindáveis: “sempre dando graças por tudo a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5. 20) e para confessar os seus pecados e pedir perdão a Deus: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1. 9).

Quero sugerir a seguinte oração:

“Senhor, Tu és Santo. Atende a nossa oração. Não deixes que a maldade, a hipocrisia e a inveja tomem conta do nosso coração”.


Comentários