Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Pequena Reflexão Sobre o Carnaval


Bem-aventurado todo aquele que 
teme ao Senhor e anda 
nos seus caminhos.
... feliz serás, e te irá bem.

A palavra Carnaval vem do italiano "Carnavale". A origem da palavra já nos diz a finalidade desta festa. O que vale é a carne.

Esta palavra também pode ser sinônimo de orgia.

Muitas desgraças morais estão instaladas nas pessoas, nos lares e família por causa desta festa.

Os tímidos nesta hora se escondem por traz das mascaras. Os adultérios se multiplicam, também as fornicações e as inversões dos valores sexuais. Mulheres e meninas ficam grávidas e  não sabem quem é o pai.

A carnalidade envolve o carnaval.

Carnaval também envolve o religioso. Os ritmos dos tambores são ritmos que envolve a invocação de entidades. Lembrando-nos do que acontece nos terreiros de Umbanda e Candomblé.

Carnaval também pode ser sinônimo de folguedos, alegria. Mas, essa alegria acaba na quarta-feira de cinzas.

É assim com os prazeres deste mundo. É uma alegria apenas aparente e passageira. A Bíblia nos ensina que o jubilo dos perversos é breve, a alegria dos impios momentânea.

Tudo parece festa. Mas no último dia desta folia as máscaras caem e aí terão que enfrentar a dura realidade.

Só existe uma alegria verdadeira. É a do crente Bem-aventurado, aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos... feliz será e tudo lhe irá bem. Bela realidade!

Deixemos os prazeres do mundo e voltemo-nos para Jesus e seremos felizes agora e para sempre.

Citações da Bíblia: Salmos 128:1,2; Jó 20:5.

Comentários