Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Mentes Condicionadas

Liguei meu computador e esperei ele inicializar.

Enquanto esperava olhei pela janela. No quintal de minha casa vi meu cãozinho andando em direção as flores no jardim. Um pouco mais adiante, na rua, um empregado da limpeza pública, um gari, fazia o seu trabalho. Ele usava uma vassoura para varrer a rua e juntava o lixo num canto para que o caminhão viesse mais tarde e seus colegas de trabalho o recolhessem.

Meu computador estava pronto.

Comecei a imaginar a cena do gari na sua limpeza de rua e acabei fazendo uma analogia com o verdadeiro estado da humanidade.

Com tantas cenas macabras que assistimos nos telejornais e noticiários, percebemos que a situação mundial não está das melhores.

Tudo isso é resultado da condição de mentes condicionadas ao pecado. E não adianta querer dizer que isso não existe, pois o resultado está aí na minha e na sua cara. E dificilmente você encontrará alguém que não tenha sido vítima de algum tipo de violência.

Infelizmente nossa justiça muitas vezes faz como o gari que varre o lixo e junta num canto, esperando que alguém de um jeito mais tarde.

Com isso o que podemos esperar é que a criminalidade, a injustiça, a corrupção, os roubos descarados aumente cada vez mais.

O único livro capaz de mostrar a verdadeira face da humanidade se chama Bíblia. Uma coleção de livros que muitos não querem crer talvez até mesmo para não ter de encarar quem ele é de fato.

“Nós sabemos que tudo o que a lei diz é dito para os que vivem debaixo da lei. Isso a fim de que todos parem de se justificar e a fim de que todas as pessoas do mundo fiquem debaixo do julgamento de Deus” (Romanos 3. 19).

Quando lemos a Bíblia descobrimos o verdadeiro estado em que se encontra a humanidade.

A primeira verdade em relação a isso é que todos pecaram: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus” (Romanos 3. 23 – BLH).

A segunda verdade em relação ao estado da humanidade é que não há nenhum justo: “Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘não há ninguém que faça o que é certo; não há ninguém que tenha juízo; não há ninguém que adore a Deus. Todos se desviaram do caminho certo, todos se perderam. Não há mais ninguém que faça o bem, não há ninguém mesmo. Todos mentem e enganam sem parar. Da língua deles saem mentiras perversas, e dos seus lábios saem palavras de morte, como se fossem veneno de cobra. A boca deles está cheia de terríveis maldições. Eles se apressam para matar. Por onde passam, deixam a destruição e a desgraça. Não conhecem o caminho da paz e não aprendem a temer a Deus’” (Romanos 3. 10-18 - BLH).

A terceira verdade é que todos enfrentarão o juízo de Deus: “Cada pessoa tem de morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus” (Hebreus 9. 27 - BLH).

Meu camarada, a boa noticia é que a Lei foi feita para nos conscientizar dos nossos erros: “Pois ninguém é aceito por Deus por fazer o que a lei manda, porque a lei faz com que as pessoas saibam que são pecadoras” (Romanos 3. 20).

A Lei existe porque as pessoas erram, por que transgridem a lei, essa é a definição de pecado, transgressão da lei. Assim não existe nenhum justo.

E a boa notícia é que “Deus nos salvou e nos chamou para sermos o seu povo. Não foi por causa do que temos feito, mas porque este era o seu plano e por causa da sua graça. Ele nos deu essa graça por meio de Cristo Jesus, antes da criação do mundo. Mas agora ela foi revelada a nós por meio do glorioso aparecimento de Cristo Jesus, o nosso Salvador. Ele acabou com o poder da morte e, por meio do Evangelho, revelou a vida que dura para sempre” (1 Timóteo 1: 9, 10).

Para as mentes condicionadas ao erro, cabe aqui um exercício mental de mudança de mente para experimentar o que é bom de fato: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Romanos 12. 2).

Pare de jogar o lixo debaixo do tapete. Pare de junta-lo num canto.

O único que pode recolher todo o seu lixo relacional, emocional, existencial, é Jesus. É Ele que vai limpar sua alma e trazer um novo vigor para sua vida.

Pense nisso, ta?

Comentários