Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O GRANDE AMOR DE DEUS

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça,
mas tenha a vida eterna.”
 (João 3:16).

Há vários tipos de pais! E de uma forma ou de outra, influenciamos a vida de nossos filhos.
Vejamos aqui alguns desses tipos: Os que já não vivem mais são falecidos; Os que estão presos; Os ausentes, aqueles que não dão atenção aos filhos; Os que abandonam o lar; Os que não amam os filhos; Os que criticam os filhos; Os que abusam sexualmente dos filhos e filhas;        Os viciados de álcool, drogas, jogos, sexo, etc. Os que são marcados pela morte de um filho, da esposa, por um filho preso, por filhos viciados, por filhos afeminados, por filhos raptados, ou, que trás algum trauma de infância.
Existem também os pais que nunca abandonaram os filhos mesmo nos momentos difíceis, mesmo quando esses erram.
A Bíblia apresenta alguns modelos de pais. Vejamos alguns:
Davi: Ele foi rei, era um homem importante e com muitos compromissos, um homem poderoso, mas, foi um pai ausente, não soube lidar com os filhos, não dialogou, não corrigiu, não soube ser franco. E o resultado disso é que ele deixou acontecer uma tragédia. O desejo do sucesso destruiu seu lar.
Mais tarde o seu filho Salomão escreveu: “Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol.” (Eclesiastes 2:11); “Pelo que aborreci a vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e desejo vão.” (Eclesiastes 2:17).
Abraão: Esse foi um pai amoroso, amava o seu filho Isaque. Era amigo de seu filho e fiel a Deus. O compromisso de Abraão era tal que chegou ao ponto de sacrificar o próprio filho se o Senhor assim o desejasse (Gênesis 22:6-13).
Adão: Esse foi o “Pai da Humanidade”. Foi obediente até certo ponto. Seu pecado gerou uma natureza pecaminosa no homem, e essa natureza causa a morte: “Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.”  (1 Coríntios 15:22).
O pecado de Adão separou o homem de Deus: “mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça.” (Isaias 59:2).   “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23).
Outro exemplo de pai que a Bíblia nos apresenta, é a imagem do próprio Deus criador de tudo.
A Bíblia ensina que Deus é o criador de Tudo. Ele também criou o homem a sua imagem, mas o pecado distanciou o homem de Deus e apagou essa imagem.
Mas existe um caminho que é o caminho da sabedoria.
Para esse caminho basta observar aquilo que a Bíblia nos ensina. E o que ela nos ensina?
A Bíblia ensina que o começo da sabedoria é o temor do Senhor: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1:7). “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento.” (Provérbios 9:10).
Não é ter medo. Temor é ter reverência para com Deus, é o que nos leva a confiar nele, adorá-lo e obededece-lo. O salmista declarou: “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus.” (Salmos 14:1).
Pode acontecer de você querer saber que Deus é esse. Eu quero lhe dizer o seguinte: “Não é um que está assentado num cavalo e que mata um dragão. Não é um que apareceu num rio qualquer. Não é uma força mística apenas. Não é um deus impessoal, que não se relaciona com sua criação.
É o Deus de Gênesis 1:1 e de João capitulo 1.
É o Deus que “amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
É o Deus de um amor maravilhoso, pois derramou seu amor sobre um mundo que se encontrava perdido; com valores arruinados e lotado de seres humanos culpados.
O mais admirável de tudo isso é, o que havia no mundo para que Deus o amasse? Pois não havia nada nele que fosse digno de amor. Era como um deserto onde nenhuma flor perfumada crescia nesse mundo árido. Um lugar onde havia inimizade para com Ele, ódio à sua vontade. Desprezo à Sua lei. Rebelião contra os seus mandamentos.
Todavia “Deus amou o mundo de tal maneira.”
Amou tanto que o escritor não conseguiu expressar o quanto Ele amou. De uma maneira tão divina que, deu o Seu Filho, para redimir o mundo da perdição, e para arrebanhar dele um povo para o Seu louvor.
Aquele quem muito ama muito dá. “que deu o seu Filho unigênito”.
E para que Ele fez isso? “Para que todo aquele que nele crê não pereça...”
O resultado disso é que o amor de Deus alcançou todo o mundo. E muitos passaram a crer em Jesus Cristo.
Alguém pode perguntar: Mas, o que é crer em Jesus Cristo?
É simplesmente confiar-se a Ele. Ter um assentimento firme e sincero à verdade. E essa verdade é apresentada como sendo que Jesus nasceu de mulher; assumiu o lugar de homens pecadores; que Deus fez com que as iniqüidades de todos nós caísse sobre Ele. Que o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53:5). Que aquele que crer nele  tem a vida eterna, é um homem salvo. E que o plano de Deus está disponível a qualquer homem pecador.
Mas entenda uma coisa, Deus não amou o mundo de maneira que um homem que não crê em Cristo seja salvo; nem deu Seu Filho para que um homem que se recusa crer em Cristo seja salvo.
Aqui está a extensão desse amor: enquanto que todo incrédulo está excluído, todo crente está incluído.
A Bíblia diz: “não pereça...”
Isto implica libertação. Ainda que o homem esteja sujeito a perecer, ele não perecerá. É a perseverança final dos santos. Se você creu em Jesus, nunca deixará de crer nele – isso seria perecer. Se você crer nele, nunca perderá sua vida espiritual. Como se poderia perder uma coisa que é eterna? Se isso acontecesse, você pereceria.
         "Mas, diga-me uma coisa, o que é esse perecer?”
É perder toda esperança em Cristo, toda confiança em Deus, toda luz na vida, toda paz na morte, toda alegria, toda benção, toda união com Deus.
“mas tenha a vida eterna.”
A última recomendação do amor de Deus tem a ver com a posse. Deus dá a vida eterna a todo aquele que crê em Cristo, no momento em que alguém crê em Cristo.
Bem, que conclusão podemos tirar disso tudo?
Que existe um caminho que nos leva a sabedoria. Você quer ser sábio?
Dê reverência a Deus. Respeite o seu Pai: “Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe” (Provérbios 1:8). “Honra o teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” (Provérbios 20:12). A desobediência aos pais é loucura total e um sinal dos últimos tempos: “pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,  tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder.” (2 Timóteo 3:2). A sabedoria se evidência pela obediência aos pais. Ninguém pode ser sábio se se recusa a ouvir àqueles que o alimentam, o vestem, o abrigam e o amam mais do que qualquer coisa no mundo. A anarquia e o crime começam nos lares onde os pais não são respeitados e respeitáveis. Nada pode se comparar à graça ornamental de um jovem cuja vida se caracteriza pelo respeito humilde e honroso aos pais. Um filho que ouve a seu pai terreno terá mais facilidade de ouvir a seu Pai Celeste.

 “Mas, a todos quantos o receberam,
aos que crêem no seu nome,
deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”
(João 1:12).

Comentários