A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...
Vozes do Inferno
em
Gerar link
Facebook
X
Pinterest
E-mail
Outros aplicativos
________________________________________________
________________________________________________
"Eu sou o que vivo; fui morto,
mas eis aqui estou vivo para todo o sempre!
e tenho as chaves da morte e do inferno.
(Apocalipse 1: 18)
Ao lermos o livro de Apocalipse, o livro que apresenta a Revelação de Jesus Cristo, já no início, encontramos Jesus se apresentando como aquele que tem em suas mãos as chaves da morte e da vida.
Para o cristianismo o inferno é um lugar de sofrimento e suplicio. Lugar esse que é destinado aos demônios.
É uma região subterrânea em que se acredita habitar as almas dos mortos.
Para os antigos hebreus era um lugar obscuro, de tristeza e de esquecimento. A palavra que eles usavam para representar esse lugar era Sheol, que significa “Morada dos Mortos” ou “Habitação dos Mortos”, podia-se encontrar também a grafia Hades, para representar o mesmo lugar.
No entanto, uma característica distinta da palavra Hades, uma palavra grega, trás também o significado de “Região dos Mortos”. Que no Novo Testamento traduz a idéia de Geena, um lugar onde estão os mortos pela idolatria e sacrifícios aos deuses pagãos.
A alusão feita pelos hebreus com a palavra Geena é feita ao Vale do Hinnon, um lugar situado a sudoeste de Jerusalém. Era um lugar evitado pelos judeus. Pois ali aconteciam os sacrifícios rituais de crianças que eram levadas ao templo dos deuses Moloque ou Tofet que estacam construídos ali. “E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me veio à mente” (Jeremias 7: 31).
No reinado do rei Josias, ele mandou destruir o templo, e transformou o lugar num depósito de lixo. O fogo ali era mantido permanentemente por motivo de higiene, consumindo as impurezas.
Passaram-se o tempo e a palavra tomou uma concepção de maldição. Jesus a usou para designar o Inferno, ou Geena.
Comentários
Postar um comentário