Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Quando Os Sentimentos Nos Derrotam

Estava um domingo cinzento, uma chuva fina caia, deixando o dia mais frio que de costume. Prometia ser mais um domingo monótono. Precisava de algo para me distrair. Resolvi sair para comprar o jornal.

Meus domingos agora eram assim, uma rotina monótona desde que minha família foi embora.

Durante a semana ainda era possível suportar esse fardo pesado que eu precisava carregar. Mas aos domingos as coisas ficavam piores. Pois as lembranças de coisas boas que fizemos vinham à minha mente. Os passeios, nossas idas ao restaurante, as brincadeiras e conversas jogadas fora num enlace de felicidade. Coisas que ficaram na minha lembrança, mas que agora não existem mais.

Minha esposa e meus filhos não conseguiram suportar o ciúme doentio que por várias vezes os fizeram sofrer tanto. Um casamento que tinha tudo para dar certo, mas que foi jogado ao chão por esse incontrolável ciúme. Um sentimento doentio que me derrotou.

Comprei o jornal e voltei para casa.

Havia um pouco de café frio que havia sobrado do dia anterior. Engoli um pouco e passei a folhear o jornal. Algumas horas se passaram. Mas ainda era muito cedo. Faltavam algumas horas para o meio dia. E eu já tinha lido quase todo o jornal.

Olhei ao redor, o silêncio dentro de minha casa me fez sentir mal. Fui até a janela e olhei por ela. A chuva fina da manhã mostrou-se como um fantasma trazendo o quadro sombrio que era agora a minha vida.

Percebi o quanto foi desastroso o resultado causado por meus sentimentos. Percebi que o excesso de amor que eu tinha por minha mulher, gerou dentro de mim o ciúme louco que havia destruído o meu lar. Eu fui um homem derrotado pelos meus sentimentos.

Enquanto olhava pela janela, ouvi o som distante de uma música antiga tocando no aparelho de alguma casa, ela só me fez perceber ainda mais o quanto eu havia errado:

De tanto brincar com os meus sentimentos
Vivendo de aplausos envoltos em sonhos
De tanto cantar minhas canções ao vento
Já não sou como eu fui, já não sei o que sinto.

Me esqueci de viver, me esqueci de viver,
Me esqueci de viver, me esqueci de viver.

De tanto cantar ao amor e a vida
Eu fiquei sem amor numa noite de um dia
De tanto brincar com quem eu mais queria
Eu perdi sem querer, o melhor que eu tinha.

         Infelizmente essa é a realidade de muitas pessoas. Sejam homens ou mulheres. Pessoas que foram derrotadas por seus sentimentos. Pessoas que não tiveram controle sobre o que sentiam e não souberam expressar o que lhes vinham à mente. “Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má” (Tiago 3: 16).

Conheço pessoalmente uma mulher que por causa de seu ciúme, chegou a arrastar o cd de uma cantora no chão para riscar as músicas que seu marido gostava. Quebrou outros só porque seu marido gostava de ouvir as músicas e ela na sua imaginação doentia, imaginava que era por causa de uma amante.

Esse medo doentio não é amor verdadeiro, não faz bem a ninguém. Nem a quem se diz amar e nem a pessoa que ama.

A Bíblia diz o seguinte em relação ao amor: “No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1 João 4:18).

A Bíblia também diz que quem ama, “não suspeita mal”.

Um colega de trabalho certa vez me confessou que sua esposa possuía esse sentimento doentio por ele. Ele disse que aquilo já o estava irritando e num certo dia ele não suportou mais e gritou: “Porque você me enche tanto com esse ciúme, já estou ficando desconfiado de você. Quem não deve não precisa ter medo”.

Ele começou a pensar que aquilo que ela temia dele era o que ela fazia as escondidas. “Porque onde há ciúme... aí há confusão e toda obra má”.

É preciso levar a sério o que a Bíblia fala. Conto de fadas é com a Disney.

Precisamos encher a mente com coisas boas, saudáveis, que edificam, que revelam as coisas de Deus e afastar de vez os venenos da Fazenda, do BBB, das novelas global.

Precisamos levar vidas que revelem que somos dignos que sermos chamados de Filhos do Reino.

O apóstolo Paulo faz uma apologia perfeita para quem ainda não se aperfeiçoou no amor. Ele diz: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba” (1 Coríntios 13: 4-8).