Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

O PROJETO CADES

          No ano de 2005, recebi um convite do pastor da igreja para iniciar um projeto. Na época, a igreja estava trabalhando com os cinco propósitos de uma Vida Com Propósitos, livro de Rick Warrem que são: Adoração, Comunhão, Discipulado, Serviço e Missões (Evangelismo).
Sentei com o pastor e conversamos sobre o assunto, de como deveria ser e funcionar o projeto. Ele me pediu para pensarmos em um nome para o projeto. E refletindo sobre os propósitos da igreja e o que desejávamos realizar, pensei no nome de “KADESH” ou CADES, nome de diversas cidades da Palestina. Na Bíblia encontramos uma cidade de destaque, Cadesbarne (Kadesh Barnea), que mantém o significado de “Lugar Santo de Barne”. Como queríamos um lugar separado, pensei em usar esse nome para o novo projeto:
C – comunhão.
A – adoração.
D – discipulado.
E – evangelismo.
S – serviço.
Assim passamos a escolher aqueles que iriam trabalhar nesse ousado projeto que era lidar com adolescentes não cristãos.
Deveria ser irmãos com uma visão missionária, que desejavam ousar um pouco mais além das quatro paredes da igreja, sem religiosismo, sem medo de trabalhar para Deus.


Depois de escolhidos os irmãos e aprovado pelos líderes na igreja, no dia 01 de maio de 2005, o Projeto Cades surgiu para suprir as carências existentes nas áreas emocionais, afetivas, sociais, psíquicas e espirituais de adolescentes.
Tendo como finalidade orientar, aconselhar, encaminhar e ensinar esses adolescentes. E ainda, colaborar prestando ajuda, esclarecimento e viabilizando a busca de uma solução.
O Projeto Cades tinha como objetivo, resgatar valores e estabelecer reciprocidade, promovendo a integração não somente entre os adolescentes como também entre o adolescente e seus familiares. Entre o adolescente e a comunidade no sentido de melhoria, crescimento mútuo, vínculos positivos, integração social, diálogo, cooperação, solidariedade, espírito crítico, parceria, comprometimento, qualificação profissional e espiritual, para despertar a auto-estima, ajudando-os a se tornarem pessoas com maior responsabilidade social e capacidade de transformação.



O Projeto Cades visava também, melhorar a vida desses adolescentes, levando para eles a palavra do Evangelho através de teatro, músicas, filmes, palestras e dinâmicas, que mostram a realidade atual do mundo; e que lhes ensinam a buscar valores que a sociedade tem se esquecido e que é a base para se obter uma sociedade madura e justa.
Questões como respeito, justiça, família, sexo, amor ao próximo, a si mesmo e a Deus eram colocadas como um desafio a serem buscado.
Os adolescentes aprendiam a se relacionar com o mundo com uma visão mais reflexiva das coisas que acontecem a sua volta, com um senso crítico. Internalizando os aspectos morais e religiosos que lhes eram ensinados. Trazendo uma conseqüência social importante, pois acarreta a perpetuação do código moral de uma sociedade. Que é em parte, responsável pelo conservadorismo nas estruturas sociais.
Eu e minha família trabalhamos ali durante três anos e quando saímos, deixamos o início de uma congregação que ficou na responsabilidade de outros irmãos.
 Além desse aspecto, o Projeto Cades visava melhorar a vida emocional, psíquica e espiritual não somente do adolescente, mas também dos seus familiares mais próximos, ou seja, pais e irmãos.
Tudo isso porque acreditamos que os ensinos do Senhor Jesus Cristo podem em muito, ajudar a fazer com que as pessoas vivam uma vida melhor aqui e agora. E também porque queremos ajudar a fazer um mundo melhor e não ser influenciado por ele, mas influenciar.


¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨