Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

O Campeão de 1 Trilhão

_____________________________________________


Ficamos felizes quando vemos nossa Seleção Brasileira ganhar troféus e campeonatos, como aconteceu no último dia 28 de setembro, quando venceu a Argentina e recebeu o troféu de campeão do Superclássico das Américas, ou em 21 de agosto quanto venceu o Campeonato Mundial de Futebol Sub-20, quando jogou com Portugal; ficamos felizes quando vemos nossos atletas trazendo recordes para nosso país.
Dia 13 de setembro de 2011. Às onze horas da manhã o povo brasileiro se emociona ao ver mais um recorde batido por nosso país. Emoções um tanto contraditórias, mas reais na vida real de quem já pagou muitos reais.

A manchete diz:

Brasileiro já pagou R$ 1 trilhão de impostos esse ano
De acordo com o impostômetro da Associação Comercial de São Paulo, a marca de R$ 1 trilhão de arrecadação de imposto no país, no ano, foi atingida um mês antes que em relação ao ano passado. 

O Imposto ser algo necessário para que se cresça uma nação, todos podem concordar. Mas quando se age com injustiça é algo bem diferente.
Como disse Ruy Barbosa num discurso em 1914: “De tanto ver triunfar nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, e ter vergonha de ser honesto”.

“... quando o ímpio domina, o povo geme." (Provérbios 29. 2).


_____________________________________________

Comentários