Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

Vendo Deus Operar

Lendo o texto de Mateus 14:14-21 observamos algumas coisas interessantes. Aprendemos por exemplo que Cristo Se Interessa Por Nossas Necessidades e Tem Compaixão de Nossas Necessidades: “E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos. Chegada a tarde, aproximaram-se dele os discípulos, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já passada; despede as multidões, para que vão às aldeias, e comprem o que comer. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam ir embora; dai-lhes vós de comer.” (Mateus 14: 14-16).

Percebemos que Ele nos considera em nossas necessidades quando outros não se importam conosco.

Outra coisa importante para se observar é que Cristo Ao Suprir Nossas necessidades, Não Se Restringe Pelas Circunstâncias: “Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: trazei-mos aqui. Tendo mandado às multidões que se reclinassem sobre a relva, tomou os cinco pães e os dois peixes e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos às multidões.” (Mateus 14: 17-19).

 Aleluia! Jesus não se restringe por nossa falta de recursos e, Ele não se restringe por qualquer outra falta.

Como é bom saber isso! Pois quando deixamos nossa fé agir em nós, somos capazes de ver se materializar aquilo que em nossos corações ansiamos receber de Deus.

Lendo o texto aprendemos que Cristo Supre As Nossas Necessidades: “Todos comeram e se fartaram; e dos pedaços que sobejaram levantaram doze cestos cheios. Ora, os que comeram foram cerca de cinco mil homens, além de mulheres e crianças.” (Mateus 14: 20-21).

Nosso Deus é o dono de tudo, Ele criou tudo e conhece aquilo que precisamos. Mesmo em alguns momentos, quando não o fazemos em oração, Deus conhece nossos pensamentos.

Então Ele chega e Supre nossas necessidades com abundância. Provê muito mais do que o suficiente.

Esteja aberto a providência que o Senhor pode fazer em sua vida.

Veja que Ele pode fazer muitos milagres ainda hoje em nosso tempo.

Abra suas portas para Cristo e veja Deus operar!