Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Por Um Prato De Lentilhas

“Jacó deu a Esaú pão e o guisado e lentilhas;
e ele comeu e bebeu; e, levantando-se, seguiu seu caminho.
Assim desprezou Esaú o seu direito de primogenitura”

A primogenitura era um privilégio concedido ao filho mais velho. O pai lhe dava o privilégio de receber os bens herdados em porção dobrada. Ele ainda seria responsável em dirigir a família caso o pai não fizesse outra declaração em vida ou testamentária. Isso significa que o filho mais velho, o primogênito, receberia duas partes da herança e ainda seria o líder da família.
Quando Esaú resolveu trocar o prato de lentilhas pela sua primogenitura, ele estava abrindo mão do privilégio que ele tinha de receber duas vezes sua parte na herança de seu pai. Estava abrindo mão de liderar a família. Estava abrindo mão de valores importantes por um prato de lentilhas. Um prato saboroso, mas, que iria saciá-lo somente por alguns instantes. Sua herança pela troca de alguns instantes de prazer.
Quando deixamos de ir à casa de Deus para satisfazer um momento de prazer, estamos abrindo mão de nossa herança pelo prato de lentilhas.
Quando nos envolvemos com os prazeres da carne, estamos trocando nossa herança por um prato de lentilha.
Jesus diz: “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8. 44).
Existem várias coisas que nos são oferecidas para que venhamos provar. Tudo não passa de mentiras! Coisas que parecem boas, bonitas, alegres. Coisas que levam por viagens alucinantes, mas que ao final o que sobra é somente dores e tristezas. Coisas que trarão uma má digestão ao espírito.
Quando não nos firmamos na verdade, e Jesus diz que Ele é a verdade: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14. 6), corremos o risco de nos iludir com as mentiras que nos são apresentadas. Corremos o risco de trocar nossa herança de salvação, de morar com Jesus, de sermos chamados de filhos de Deus por um prato de lentilhas. De sofrer desilusões e não encontrar saída.
Mas quando resistimos ao prato de lentilhas, e não recusamos o amor que Jesus oferece, Ele nos apresenta a seu pai e confessa que somos parte da família com direito a herança: “Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 10. 32).
O apostolo Paulo disse aos crentes de Colossos: “sabendo que do Senhor recebereis como recompensa a herança; servi a Cristo, o Senhor” (Colossenses 3. 24). É estando ao lado de Cristo que receberemos a herança. Como filhos de Deus seremos participantes do seu reino: “Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mateus 25. 34).
           Não troque essa herança por um prato de lentilhas.

Comentários