Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Questões de Sexo

“Homem e mulher os criou; e os abençoou, e os chamou pelo nome de homem, no dia em que foram criados”

Quando nos alimentamos, fazemos isso para aliviar a fome, mas também para obter satisfação. Quando buscamos relações sexuais, fazemos isso para reduzir a tensão sexual, mas também para obter gratificação.
Deus nos dotou com necessidades que precisam ser satisfeitas. Nos dotou também com estratégias biológicas, e essas estratégias tem um objetivo fundamental. Tanto essas estratégias quando o estado subjetivo de nossas necessidades irá refletir em nosso modo de agir. Portanto, a realização ou não realização dessas necessidades irá nos proporcionar recompensa ou punição, ou seja, prazer ou dor.
A psicanálise nos ensina que a personalidade do indivíduo está intimamente relacionada à sua sexualidade. Para Freud, todos os impulsos e atividades prazerosas são sexuais.
Em seus escritos, Freud descreveu o impacto das experiências da infância sobre o caráter do adulto. Sendo o primeiro a fazer isso. Ele reconheceu a atividade e o aprendizado sexual das crianças.
Se observarmos, a maior causa dos conflitos conjugais está na relação sexual e na sexualidade, confirmando as teorias de Freud sobre a origem das neuroses.
O comportamento sexual é muito variável de pessoa a pessoa, e é influenciado por fatores biológicos, culturais e psicológicos. Participam, ainda, a percepção individual de ser homem ou mulher, e experiências com o sexo ao longo de toda a vida.
A palavra “sexual” tem despertado reações positivas em uns, e negativas em outros, tendo um conceito mais amplo do que “genital” que designa genitália. O “sexo” é a determinação de masculino - macho ou feminino - fêmea. Sexualidade e erotismo têm a mesma significação, ou seja, designam a sexualidade psicofísica, apoderando-se do corpo e da alma com a mesma impulsão.
Freud mostrou que a vida sexual começa logo após o nascimento e que posteriormente na puberdade tem o objetivo à reprodução. Foram observados sinais de atividade corporal e sexual na infância e que estão associados a fenômenos psíquicos, que são representados na vida erótica adulta, tais como a fixação a objetos específicos, ciúmes, etc. A maturidade sexual se desenvolve após a puberdade, sendo que na mulher até os trinta anos e no homem, um pouco além.
     O comportamento na esfera sexual que se desvia do normal não é considerado patológico.  O termo para anomalias patológicas, quer sejam socialmente condenáveis ou não, é perversão e por vezes inversão. Alguns preferem Sexopatologia.
Vejamos algumas dessas anomalias:
Feitichismo – Aqui o objeto de amor deixa de ser o homem ou a mulher, passa a ser um objeto inanimado ou uma coisa. É o prazer com o uso de um objeto e só nisso encontra o prazer sexual.
Necrofilia – É a compulsão (desejos incontroláveis) de ter relações sexuais com cadáveres. Principalmente com mulheres recentemente sepultadas, não importando a idade.
Zoofilia - Também conhecida como bestialidade, consiste na relação sexual com animais. É um distúrbio sexual encontrado principalmente em pessoas pervertidas com características de rudez, insensibilidade e grosseria, normalmente mais presente no campo, entre lavradores. Devido a transtornos neuróticos, tal pessoa vive um bloqueio afetivo para com o amor a um parceiro humano, onde a idéia presente em nível consciente expressa a crença errada de que o animal é mais adequado que o semelhante em termos sexuais.
Masoquismo – Caracterizada pelo desejo de ser maltratado com prévia condição de satisfação sexual. A flagelação estimulante pode ser infligida por si próprio ou pelo parceiro, levando-os ao orgasmo. A dor constitui a uma condição de satisfação.
Sadismo – É a pratica que consiste em maltratar até agredir fisicamente o companheiro(a), com requintes de perversidade. Somente assim o sádico encontra compensação sexual.
Sadomasoquismo – É a tendência para o sadismo e o masoquismo simultaneamente.
Ninfomania – É a paixão intensa de caráter mórbido. A mulher não se satisfaz sexualmente com um só homem. Chega a sangrar seus órgãos genitais e não encontra o prazer satisfatório no final.
Pedofilia – É a atração sexual que o adulto tem por criancinhas. Deseja ter relações sexuais e as violenta.
Infantilismo – É a preferência incontrolável para a prática sexual com parceiros com muito menos idade.
Gerontofilismo – É a preferência por parceiros bem mais idosos.
Narcisismo – É o prazer com a admiração do próprio corpo ou imagem. O impulso sexual não se transfere para outra pessoa.
Homossexualismo – Tem o impulso sexual voltado para a pessoa do mesmo sexo. É desenvolvida na maior parte das vezes dentro do convívio familiar.
Transexualismo - É o desejo de viver e ser aceito como um membro do sexo oposto. Usualmente acompanha-se por uma sensação de desconforto ou impropriedade de seu próprio sexo anatômico. Muitas vezes, os pacientes recorrem a tratamentos hormonais e cirurgias com o objetivo de tornar o corpo congruente com o sexo preferido.
Transvestismo de Duplo Papel - Caracteriza-se pelo uso de roupas do sexo oposto durante um breve período para desfrutar a experiência temporária de ser o sexo oposto. Não há desejo de mudança de sexo ou busca de cirurgias ou hormônios.
Transvestismo Fetichista - É o uso de roupas do sexo oposto para obter excitação sexual. O transvestismo fetichista se distingue do transvestismo transexual por sua associação à excitação sexual, com forte desejo de tirar a roupa assim que o orgasmo acontece.
Incesto – caracteriza-se pela prática sexual entre pessoas unidas por vínculo familiar. É normalmente resultante da mudança de objeto no período de desenvolvimento edipiano, onde ocorre um deslocamento parental, fazendo com que a libido seja direcionada somente a certo membro da família, tendo mais freqüência o caso entre irmãos, entre pais e filhos, e parentes próximos.
Exibicionismo – É o desejo incontrolável de expor na presença do sexo feminino os órgãos sexuais. Normalmente se masturba na presença de outros. A mulher encontra prazer em usar roupas sumarias (mini saias, decotes ousados... para provocar o macho). É o divulgador do tamanho da sua genitália ou a mulher que quer expor seus seios ou abdômen como vemos atualmente.
Nanismo – É a atividade da pessoa friccionar seus membros sexuais a fim de alcançar determinada satisfação. Tanto o homem como a mulher pode intentar para a prática da masturbação. O habituado em masturbação jamais se completa com o(a) parceiro(a).
Voyeurismo - É o comportamento recorrente ou persistente de olhar pessoas envolvidas em comportamentos sexuais ou íntimos, tais como despir-se, sem que a pessoa observada tome conhecimento. Isso leva à excitação e masturbação.
       Na infância podemos encontrar o Transtorno de Identidade Sexual que é o desejo persistente e invasivo da criança de ser do sexo oposto. Acompanha-se de intensa rejeição pelo comportamento, atributos e ou vestimentas do sexo original. Em geral, começa nos anos pré-escolares. Ocorre mais em meninos do que em meninas. Aproximadamente 70% desses indivíduos, quando adultos, mantêm orientação homossexual.

Comentários