Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

O Maior No Reino Dos Céus

“Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo”

Ouvi a história de um empresário que tinha um empregado muito inteligente. Esse empregado tomava conta de tudo na empresa e fazia com que o lucro aumentasse a cada ano. O empresário não tinha muitos esforços em relação ao crescimento da empresa. O mérito era do empregado fiel que dedicava seus esforços para que a empresa crescesse. Até que chegou o dia em que, com todo conhecimento e a experiência que adquiriu, resolveu possuir sua própria empresa.
O maior nem sempre é aquele que manda. Não é aquele que detém o poder. Mas aquele que serve.
Jesus quando ensinou aos seus discípulos, lavou os pés deles e os enxugou. Durante seu ministério, sua atitude foi de servir.
Quando queremos ser grandes, devemos aprender a servir.
Ser servo é ser aquele que presta alguma utilidade. É aquele que auxilia. Aquele que cuida. Aquele que sabe ser útil. Que em certas circunstâncias sabe ser oportuno. Que em momentos difíceis, é a causa de não se deixar desanimar. É aquele que favorece oportunidades melhores para quem precisa de ajuda. É aquele que sabe oferecer, munindo assim de esperança a carência de afeto de quem se perde nesta imensa incerteza emocional.
Quem quiser ser o maior precisa aprender a fazer uso dessa inigualável arte de se fazer descer: “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus” (Mateus 18. 4).
É preciso curvar-se ante a Divindade esquecendo-se do seu onipotente ego narcísico.
O maior é aquele que sabe que ser servo não é ser livre. Pois suas ações não são voltadas para si mesmo, mas para o outro.
Quem quer ser o maior, deverá se dispor de sua pessoa e bens: “E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim” (Mateus 10. 38).
Portanto, o maior líder não é aquele que dá ordens, mas aquele que sabe servir: “assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos” (Mateus 20. 28).

Baseado em Mateus 23.11.

Comentários