Post Em Destaque

Ano Novo: Escrevendo Nossas Páginas de Fé e Esperança

À medida que nos despedimos do ano que se encerra, é tempo de refletir sobre nossas jornadas, nossas alegrias e desafios. Olhamos para trás com gratidão por tudo o que conquistamos e com sabedoria para aprender com nossos erros. À nossa frente, um novo ano se abre como um livro em branco, esperando por nós para escrevermos suas páginas com histórias de amor, esperança e superação.   Que possamos abraçar o futuro com coragem, determinação e fé, lembrando que em tempos de incerteza, nossa fé nos sustentará. Assim como está escrito em Jeremias 29:11: 'Porque eu sei que pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.'   Que em 2024 possamos seguir os planos de Deus, confiando em Sua orientação, e que cada passo que dermos seja um passo em direção à Sua vontade. Que a paz de Deus nos guie, a alegria de Seu amor nos preencha e Sua graça nos sustente ao longo do novo ano. Feliz Ano Novo!".     O amor é

Indivíduos de Personalidade Dissocial

Certo dia, voltando para casa com minha família, um carro que estava a nossa frente quase sofreu um acidente por causa de outro motorista que não respeitando o sinal de pare no trevo de um cruzamento, avançou sem se importar com o carro que estava a caminho.
Não é cena rara de se ver! E isso tem uma explicação.
Não vou falar de aspectos espirituais, e sim, humanos. Muitas formas de agir não devem ser atribuídas a demônio e sim a certos desajustes psíquicos.
As pessoas com transtorno de personalidade dissocial são ardilosas (sagazes, astuciosos), são confiantes e carismáticas, mas também ambiciosas e indiferentes aos sentimentos dos outros. São pessoas que às vezes, sobem na carreira passando por cima de muita gente. São indivíduos que estão dentro da classificação de “Psicopatas”.
Esse transtorno se apresenta em diferentes graus. Nem todos serão violentos e se tornarão criminosos. Sua forma mais branda é a mais difundida: indivíduos que desrespeitam as regras sociais, mas não afrontam o Código Penal. Como o caso desse motorista por exemplo.
Faltam a esses indivíduos medo e qualquer forma de compaixão. Eles não percebem seu próprio comportamento nem como anomalia nem como um problema pessoal.
Eles estão entre nós, na escola, no trabalho, na igreja e entre familiares.
 Há uma estimativa que este transtorno atinja entre 1% e 3% da população adulta. Mulheres e homens são afetados igualmente, mas eles tendem mais claramente a desenvolver a forma violenta.
 Algumas Características do Psicopata são: Charme superficial, Mentira patológica, Tendência ao desânimo, Caráter manipulador, Falta de sentimento de culpa, Afetos superficiais, Falta de empatia, Estilo de vida parasitário, Falta de controle emocional, Promiscuidade, Transtorno de comportamento desde a infância, Impulsividade, Ausência de senso de responsabilidade, Incapacidade de admitir seus próprios erros, Casamentos poucos duradouros, Criminalidade precoce.
Segundo a Classificação Internacional de Transtornos Psíquicos (CID), o que chama atenção no transtorno de personalidade dissocial é a grande discrepância entre comportamento e normas sociais vigentes.
Para se diagnosticar alguém como psicopata ou com Transtorno de Personalidade Dissocial, é preciso que no mínimo três das características ou modos de comportamento citados estejam presentes.
Relembrando: Ser alheio aos sentimentos – em especial ao sofrimento dos outros, Clara e constante falta de responsabilidade e desacato às normas sociais, regras e obrigações, Incapacidades de manter relações duradouras, mas nenhuma dificuldade em adquirir novos e múltiplos relacionamentos, Pouquíssima tolerância a frustrações e tendência ao comportamento agressivo e violento, Incapacidade de experimentar consciência de culpa ou de aprender com a experiência e, principalmente, com penalidades, Tendência a culpar os outros e a dar explicações superficiais do próprio comportamento condenável.
O neurologista Adrian Raine da Universidade do Sudeste da Califórnia de Los Angeles supõe que a causa esteja na atrofia do lobo frontal, parte do cérebro intimamente relacionada à regulação do comportamento. Nesse caso uma terapia não surte efeito. Pois só pode ser curado quem assim o deseje.
Sabemos que para Deus tudo é possível. Mas como eu disse, não estou falando de aspecto espiritual. Mas simplesmente mostrando uma realidade que faz parte de nosso dia a dia. De pessoas que podem estar ao seu lado, fazer parte de seu círculo de amizade.
Pessoas que também precisam de sua ajuda. Precisam de Jesus.

Comentários