Post Em Destaque

Castigo Isonômico na Bíblia — Entenda o Que é Justiça Proporcional Segundo as Escrituras

A palavra “justiça” costuma despertar muitas emoções — especialmente quando vemos injustiças todos os dias. Mas será que sabemos o que é justiça verdadeira à luz da Bíblia? Um conceito importante para entender isso é o do castigo isonômico , expressão que une duas ideias fundamentais: punição e igualdade . O que significa castigo isonômico O termo “castigo isonômico” vem do princípio jurídico da isonomia , que significa igualdade perante a lei . Em palavras simples, trata-se de punir com justiça, sem privilégios ou discriminações. Esse princípio se resume em duas regras básicas: Tratar igualmente os iguais: quem comete o mesmo erro, nas mesmas condições, deve receber a mesma punição. Tratar desigualmente os desiguais, na medida da desigualdade: a pena deve ser proporcional à gravidade do erro e às circunstâncias do caso. Em outras palavras, o castigo isonômico busca equilíbrio: nem rigidez cega, nem impunidade; mas justiça que leva em conta as dife...

À Imagem de Deus

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”

O que é a imagem de Deus no homem?
Conforme entendimento moderno, Deus colocou a humanidade como símbolo vivo dEle próprio aqui na terra, para representar o Seu reino e domínio.
Na visão tradicional, a imagem de Deus no homem é a moral, a ética e a habilidade intelectual que foram dadas a este.
Seja como for, a imagem de Deus no homem releva traços que nos assemelham a Ele quando usamos nossa capacidade de pensar, quando podemos conhecer e tomar decisões, quando podemos gerar filhos. Capacidade criadora que Deus nos deu para que a terra fosse cheia de seres semelhantes a Ele, e cada um desses seres fossem capazes de reconhecer no seu semelhante à imagem de Seu pai.
Um pai que ama seus filhos, capaz de dar a vida para salvá-los da morte. Um pai que vai a busca daquele que se perdeu. Um pai que espera com amor a volta daquele que se rebelou, e gastou todo seu dinheiro. Que cura a ferida do corpo e na alma, que restaura a visão quando cegos espiritualmente perdemos a direção.
Essa imagem que ajuda a sermos bons pais, quando numa geração doentia e cinzenta, os valores paternos são ameaçados e invertidos.
Nesse dia em que comemoramos o Dia dos Pais. Que possamos refletir na grandeza da graça dada a nós a ponto de sermos feitos semelhante ao Pai. Que desejemos criar nossos filhos no amor de Deus. Para que eles vejam em nós essa semelhança e queiram também amar ao mesmo Deus que nós amamos.
Como semelhança de Deus, aprendamos amar, perdoar, acolher, ouvir e ser justo em nossas decisões.
Como na canção: “Faz de mim Senhor, um santuário, puro, santo e verdadeiro”.


Baseado em Gênesis 1. 26.

Comentários