Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

À Imagem de Deus

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”

O que é a imagem de Deus no homem?
Conforme entendimento moderno, Deus colocou a humanidade como símbolo vivo dEle próprio aqui na terra, para representar o Seu reino e domínio.
Na visão tradicional, a imagem de Deus no homem é a moral, a ética e a habilidade intelectual que foram dadas a este.
Seja como for, a imagem de Deus no homem releva traços que nos assemelham a Ele quando usamos nossa capacidade de pensar, quando podemos conhecer e tomar decisões, quando podemos gerar filhos. Capacidade criadora que Deus nos deu para que a terra fosse cheia de seres semelhantes a Ele, e cada um desses seres fossem capazes de reconhecer no seu semelhante à imagem de Seu pai.
Um pai que ama seus filhos, capaz de dar a vida para salvá-los da morte. Um pai que vai a busca daquele que se perdeu. Um pai que espera com amor a volta daquele que se rebelou, e gastou todo seu dinheiro. Que cura a ferida do corpo e na alma, que restaura a visão quando cegos espiritualmente perdemos a direção.
Essa imagem que ajuda a sermos bons pais, quando numa geração doentia e cinzenta, os valores paternos são ameaçados e invertidos.
Nesse dia em que comemoramos o Dia dos Pais. Que possamos refletir na grandeza da graça dada a nós a ponto de sermos feitos semelhante ao Pai. Que desejemos criar nossos filhos no amor de Deus. Para que eles vejam em nós essa semelhança e queiram também amar ao mesmo Deus que nós amamos.
Como semelhança de Deus, aprendamos amar, perdoar, acolher, ouvir e ser justo em nossas decisões.
Como na canção: “Faz de mim Senhor, um santuário, puro, santo e verdadeiro”.


Baseado em Gênesis 1. 26.

Comentários