Post Em Destaque

A Impunidade e a Disciplina na Igreja: Uma Reflexão com Base em 1 Coríntios 5:1-13

  A palavra “impunidade” tem se tornado cada vez mais comum em nosso vocabulário, especialmente em tempos onde a violência e o desrespeito às leis parecem estar em ascensão. O Oxford define impunidade como “falta de punição, de castigo”, enquanto o Caldas Aulete complementa ao descrever como “o não cumprimento de uma pena por alguém que cometeu um delito. Estado de tolerância ao crime”. Em um contexto espiritual, a impunidade é igualmente grave e pode ser vista como um desprezo pelas diretrizes divinas de respeito, amor ao próximo e reverência a Deus. O profeta Oséias já alertava sobre isso em Oséias 4:1-2, onde descreve como a desobediência a Deus resulta em uma sociedade desprovida de verdade, amor e conhecimento do Senhor. A impunidade, como consequênciado pecado, não é novidade . Desde os primórdios da humanidade, vemos exemplos de pessoas que, mesmo não enfrentando consequências imediatas por seus atos, não escaparam do julgamento divino. O Salmo 34:16 lembra-nos de que “o ro...

Aprendendo A Se Levantar

No filme Batman Begin, existe uma cena muito interessante. Está logo no início do filme. Quando Bruce Wayne, ainda criança, é retirado do poço pelo seu pai, este lhe pergunta: “Bruce, porque nós caímos?” O menino fica lhe olhando e talvez não tenha a resposta, o pai responde: “Para aprendermos a nos levantar”
Uma das formas de aprendizagem é através da experiência. E a experiência do cair é a que mais influenciará a nossa existência. A nossa insistência em permanecer caído ou querer se levantar.
Quando caímos sofremos as conseqüências da queda e algumas vezes nos machucamos.
É normal ficarmos com medo, e isso pode durar um bom tempo. Mas enquanto não encararmos esse medo e tentarmos novamente, não seremos capazes de aprender a nos levantar.
A viva é assim, quando pensamos que estamos bem, podemos sofrer uma queda. Podemos perder as esperanças, a confiança, a fé, o amor. Mas é na experiência do cair que vamos aprendendo que caminhar sozinho é muito difícil. Que precisamos de ajuda. O cair nos ajuda a compreender que não podemos ser orgulhosos, pois muitas vezes para nos levantar precisaremos do outro para nos ajudar.
Cair é uma aprendizagem, se para o bem ou para o mal, dependerá da interpretação que eu fizer de tal experiência.
Até o levantar pode ser doloroso, pode exigir uma dose extra de esforço, pois com a queda, podemos nos machucar o bastante para nos impedir de nos levantarmos. Podemos estar com alguma fratura, algum osso pode ter se quebrado. Nesse caso, o levantar-se deve ser cauteloso.
Na nossa caminhada com Deus não é diferente!
Podemos ter quedas durante o caminho. Coisas que nos farão questionar se é verdade, se é certo, se devo ou não fazer. Até mesmo duvidar se Deus está conosco durante este momento de queda.
E com isso vamos aprendendo que o cair nos ajuda a compreender que precisamos de Deus para nos sustentar. “ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.” (Salmo 37. 24).
É segurando na mão de Deus, pela fé, que podemos nos apoiar e nos preparar para levantarmos. Segurar com força e confiar que Ele será apoio em cada momento.
O cair nos ajuda a levantarmos com mais força, mais confiança, mais garra. E com a certeza que Deus nunca nos deixará prostrados.

Comentários